Jornal Mundo Espírita

Julho de 2021 Número 1644 Ano 89
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

13ª. URE

Décimo aniversário do Centro Espírita Servidores do Bem

março/2021

É a Casa Espírita mais nova de Foz do Iguaçu, no extremo oposto da mesma rua onde está a sede da Casa mais antiga: o Centro Espírita Paz, Amor e Caridade, que neste ano completou 99 anos.

Em seus dez anos, o SERBEM participou ativamente do Movimento Espírita local, regional e estadual, com seus trabalhadores em funções e ações em diversas áreas junto à URE e à FEP.

Representando a Livraria Mundo Espírita, mantém um estoque de livros para atender eventos da URE, feiras de livros, de turismo, exposições e palestras.

Lembramos a benfeitora Joanna de Ângelis: Uma tarefa passa a ter valor depois que os dez primeiros anos são vividos com abnegação. Porque até dez anos de atividades pode-se considerar um trabalho de entusiasmo, mas quem é fiel em dez anos de lutas, já merece uma promoção de responsabilidade. (O Semeador de Estrelas/Suely Caldas Schubert/cap. 3)

Que este posto de trabalho redentor possa multiplicar esta década, servindo fielmente a Jesus, sob a luz da magna Doutrina Espírita.

Lincoln Barros de Sousa
Foto: Edizio Farias

Desencarnação de Carlos Séris Giese

Nasceu em Rio Negrinho/SC, em 19 de setembro de 1959. Filho de Ermelino Carlos Giese e Dorita Maria Treml.

Nessa mesma cidade, iniciou a frequência ao Centro Espírita Francisco Spinelli, aos doze anos de idade.

Aos vinte anos, transladou residência para a capital do Estado do Paraná, e frequentou, inicialmente, as atividades oferecidas pela Federação Espírita do Paraná.

Em junho de 1980, consorciou-se com Janete Teresinha Wolff.

O casal passou a frequentar o Centro Espírita Fraternidade, na companhia da primogênita Ellen Cristine Giese, no ano de 1982.

Quatro anos depois, acrescida a família do filho Carlos Henrique Giese, mudou-se para Foz do Iguaçu/PR, de imediato fazendo parte da Sociedade Espírita Os Mensageiros.

Posteriormente, Carlos participou do Centro Espírita Allan Kardec, de Santa Terezinha de Itaipu e, atualmente, era dedicado trabalhador do Centro Espírita Paz Amor e Caridade, de Foz do Iguaçu, integrando o Departamento de Comunicação Social Espírita.

Esteve presente e atuante no Movimento Espírita da 13ª União Regional Espírita – URE, participando de sua instauração, em 30 de setembro de 1998.

Foi diretor do Departamento de Difusão Doutrinária e seu Presidente, nos períodos de 1990/1992 e 1994/1998. Membro do Conselho Federativo Estadual da Federação Espírita do Paraná, no período de 1999/2000.

Profissionalmente, aposentou-se na área administrativa da Itaipu Binacional.

Sua desencarnação se deu em 12 de fevereiro de 2021 e, entre tantas manifestações, colhemos a de um dos seus pares, Sóstenes Carvalho Cornélio:

A lembrança deixada pelo nosso amigo Carlos Giese nos remete ao Movimento Espírita da 13ª URE. Valoroso trabalhador, desde o carregar as caixas do caminhão para a barraca armada nas praças em cidades da regional, para a montagem das feiras itinerantes de livros espíritas, até suas palestras, nos intercâmbios. Conversávamos, nos deslocamentos rodoviários, sobre tudo: Espiritismo, família, trabalho, tudo que nos podia enriquecer a convivência. Até mesmo nas discordâncias, nos entendíamos.

Márcia Edith de Souza Pinto
Foto: Acervo pessoal

Assine a versão impressa
Leia também