Jornal Mundo Espírita

Julho de 2019 Número 1620 Ano 87

XXI Conferência Estadual Espírita

maio/2019 - Por Maria Helena Marcon

Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei foi a temática desenvolvida, de 15 a 17 de março, no Expotrade, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

A abertura contou com a apresentação do Coral do Centro Espírita Ildefonso Correia, elevando os corações com I offer you peace (Bill Douglas), Adiemus (Karl Jenkins), You raise me up (Lovland/Grahan) e Hallelujah (Handel).

O mestre de cerimônias foi o próprio presidente da Federação Espírita do Paraná – FEP e compuseram a mesa nessa solenidade, ao lado de Adriano Lino Greca, os vices Luiz Henrique da Silva e Nélio Mauro Aguirre de Castro; Jorge Godinho Barreto Nery, presidente da Federação Espírita Brasileira – FEB; os presidentes das Federativas dos Estados de Santa Catarina e São Paulo: Nélida Esther Fregossi Gonzales e Aparecido José Orlando;  o vice-presidente doutrinário da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, Antonio Augusto Chaves Nascimento; o presidente da Federação Espírita do Paraguai, Milcíades Lezcano; o conselheiro José Virgílio Góes; os conferencistas Divaldo Pereira Franco (BA), Alberto Almeida (PA), Haroldo Dutra Dias (MG), Sandra Borba Pereira (RN), Sandra Della Pola (RS), Alessandro Viana Vieira de Paula (SP), Suely Caldas Schubert (MG), além dos convidados José Raul Teixeira (RJ), Juan Danilo Rodrigues Mantilla (BA) e o senador Flávio Arns.

Buscando sempre inovar e no intuito de aproximar os jovens das tarefas federativas, participaram representantes juvenis das Inter-Regionais, nas coordenações dos seminários/conferências: José Antônio Francisco (Norte); Raíssa Manoela Antoszczyszyn (Centro); Gabriel Turra Kuchiniski  e Nicolle Kühl Feliciano (Leste); Mariana Alves Pereira  e Anna Eduarda Mendonça Espinosa (Metropolitana).

Divaldo Pereira Franco foi apresentado pela menina Sophia Maria Garcez e recebeu flores de Isabella Chagas (Metropolitana).

Ao todo, foram nove seminários e duas conferências, em que se revezaram Divaldo, Alberto, Haroldo, Sandra Borba e Sandra Della Pola, com interpretação de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, por Bruna Garcia de Souza, Eduardo Alves, Ivan de Souza, Juliane Bento, Rafaela Quintino, Tânia Lisboa e Tiago Saretto.

Em momento privilegiado, Wagner de Assis, diretor de KARDEC, filme que tem seu lançamento programado para o dia 16 de maio, se fez presente, falando a respeito dessa produção tão aguardada. Com demonstração do trailer, explicou sobre a escolha dos atores, os locais de filmagem, desde Paris ao Rio de Janeiro, o figurino, detalhando os cuidados com essa obra cinematográfica.

Foram registradas caravanas de 117 cidades, de 16 Estados (Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul,  Santa Catarina, Sergipe, São Paulo) e 3 países estrangeiros (Inglaterra, Paraguai e Uruguai), calculando-se um público total de quarenta mil pessoas.

As transmissões pelo Canal FEP, pelo site da Conferência Estadual Espírita, Rede Amigo Espírita, TV Mansão do Caminho, Rádio WEB Fraternidade alcançaram 35 países, 462 cidades, num total de 240.625 pessoas e pelo facebook 81.237. Emocionante registro, transcendendo as paredes do Centro de Convenções.

Nos intervalos, as transmissões continuaram com entrevistas e comentários de conferencistas, voluntários, convidados, participantes.

 

LANÇAMENTOS

A FEP lançou o livro Cinematografia e Imortalidade, de Maria Helena Marcon, uma contribuição original sobre a sétima arte. Vinte capítulos situam o leitor na trama e, ao mesmo tempo, comentam seus argumentos e licença poética, indagam criticamente, suscitam reflexões à luz do conhecimento espírita, indicam bibliografia, agregam informações da cultura contemporânea e citações doutrinárias.

O Clube Amigos da Conferência lançou a Agenda Momento Espírita 2020, copos originais, canetas ecológicas e camisetas, além de CDs, DVDs e pendrives dos conteúdos da Conferência.

Tempo de Deus foi o lançamento da Fráter Editora, livro psicografado por Raul Teixeira, pelo Espírito Camilo, que se esgotou rapidamente.

A LEAL ofereceu uma coleção de narrativas de Divaldo Franco, sintetizadas no livro A joia do mercador, de autoria de Délcio Carvalho.

Alberto Almeida lançou, na oportunidade, sua obra mais recente Cuidando da sua criança interior.

 

A PALAVRA DE BEZERRA

Como tem acontecido em anos anteriores, o Espírito Bezerra de Menezes, servindo-se da mediunidade psicofônica de Divaldo, encerrou o evento, e um grande silêncio tomou conta dos dez mil presentes, num misto de respeito e emoção:

Ide e vivei o Evangelho

É muito difícil a travessia do abismo sem a ponte do amor.

A grande noite de estrelas luminíferas vai cedendo lugar à estrela máxima do dia.

É a noite que precede o amanhecer da Nova Era.

Jesus, filhas e filhos do coração, espera que cumpramos o nosso dever, e este dever é o de nos darmos uns aos outros com fidelidade, com ternura.

Não vos preocupeis com os espinhos da estrada, nem com as dores.

Se não tivesse havido a morte não existiria a ressurreição.

Então, é necessário que morram as paixões inferiores para que resplandeça a luz da verdade em nossos corações.

Este é o momento de festival do ego, e as forças tenebrosas de ontem, de hoje e um pouco de amanhã enfrentam Aquele que é o Caminho da Verdade, que é a Vida pelos caminhos da luta.

Exultai porque conheceis Jesus, e exultai mais ainda porque Ele está anotando os vossos nomes no Livro do Reino dos Céus!

Não vos deixeis aturdir pelo tumulto, mantendo-vos  na paz a qualquer preço.

Não vos preocupeis com aqueles que se vos fazem inimigos. Que vós cuideis de não ter inimigos, não ser, porque muitos outros passarão pelo caminho para vos esbordoar em nome dAquele que recebeu a bofetada tendo as mãos atadas às costas, porque o Evangelho é o renascer da vida que nos chega na segunda volta de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Ide e vivei o Evangelho!

Avançai no rumo certo da verdade e amai a qualquer preço.

Não há outra alternativa senão o amor para este momento de total integração no espírito da vida.

Que nos abençoe o Mestre de todos nós e recebei o abraço afetuoso dos Espíritos-espíritas que aqui estamos convosco nestes dias de conquista da plenitude espiritual. Muita paz, meus amigos, e o carinho do servidor humílimo e paternal de sempre.

Bezerra.

 

CONFRATERNIZAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS E VOLUNTÁRIOS

A tradicional confraternização dos trabalhadores foi no dia 3 de abril, iniciando no Teatro da FEP, com a realização do Evangelho, com as presenças do presidente e primeiro vice e Góes.

Em nome da FEP, Adriano agradeceu o empenho dos voluntários, dos funcionários da Federação e destacou que esta união de forças contribui para a gratuidade  do evento.

Assistiram todos, em primeira mão, ao vídeo com os Melhores Momentos  e encerraram, em fraternos abraços e conversa, no foyer do Teatro, em torno das mesas de lanche.

 Jaqueline Ribeiro

Assine a versão impressa
Leia também