
XX Conferência Estadual Espírita
maio/2018Promovida pela Federação Espírita do Paraná – FEP, desde 1994, a Conferência Estadual Espírita tem alcançado um número quase incalculável de Espíritos nos dois planos da vida. A fraternidade e o acolhimento, prestando inigualável atendimento, são características facilmente percebidas.
Essa edição teve como conferencistas, no Expotrade, em Pinhais, de 16 a 18 de março, Divaldo Pereira Franco, Alberto Almeida, Haroldo Dutra Dias, Sandra Borba Pereira e Sandra Della Pola.
Sob o tema Construindo o mundo do amanhã, a obra basilar A Gênese – os milagres e as predições segundo o Espiritismo, publicada em 6 de janeiro de 1868, em Paris, França, por Allan Kardec, foi enaltecida pelo transcurso dos seus 150 anos de lançamento, trazendo luzes aos homens sedentos de saber.
O amplo auditório, para dez mil pessoas, esteve quase sempre lotado. Calcula-se que em torno de quarenta mil pessoas devam ter participado presencialmente, vindas de cento e setenta e quatro cidades, dezessete Estados e dois países vizinhos: Paraguai e Uruguai. Foram nove seminários, duas conferências, tudo ofertado com entrada franca.
Os números da Internet foram igualmente expressivos. No total, 303.034 acessos, alcançando quarenta e sete países, quinhentas e doze cidades. Na classificação de países, excetuando-se o Brasil, destacam-se, pela ordem, Estados Unidos, Portugal, Suíça, França, Holanda e Canadá.
A parte artística, que antecedeu a abertura oficial da Conferência ficou a cargo do Coral do Centro Espírita Ildefonso Correia, com músicas que levaram o público ao quase êxtase: Hallelujah, de Haendel; Lacrimosa, de Mozart; Baba Yetu, de Christopher Tin, entre outras, todas constantes do DVD lançado na oportunidade: Lux Aeterna.
A mesa diretora contou com a Diretoria Executiva da FEP: Adriano Lino Greca, presidente e os dois vices Luiz Henrique da Silva e Nélio Mauro Aguirre de Castro; os conferencistas Alberto Almeida, Alessandro Viana Vieira de Paula, Cezar Braga Said, Divaldo Pereira Franco, Haroldo Dutra Dias, Sandra Della Pola, Sandra Maria Borba Pereira e Suely Caldas Schubert; Jorge Godinho Barreto Nery, presidente da Federação Espírita Brasileira e Geraldo Campetti, vice-presidente; Darlene Maria Cavalcante, presidente da Federação Espírita de Mato Grosso do Sul; Francisco Costa, representante do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro; Gabriel Nogueira Salum, presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Sul; Júlia Nezú, presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo; Olenyr Teixeira, vice-presidente da Federação Espírita Catarinense; Flávio Arns; Juan Danilo Rodríguez; Milciades Lezcano, presidente da Federação Espírita Paraguaia e o convidado especial, José Raul Teixeira.
O mestre de cerimônias, Paulo Roberto Oliveira, anunciou, para a surpresa dos presentes, a presença de outro convidado especial: Arthur Lins de Vasconcellos Lopes. Um vídeo foi projetado nas telas espalhadas pelo amplo recinto, mostrando a sua atuação, frente ao Congresso Brasileiro de Mocidades Espíritas, ocorrido, no Rio de Janeiro, em 1948.
Em seguida, Erich de Almeida, perfeitamente caracterizado, adentrou o palco, deu as boas-vindas e convidou a todos para acompanhá-lo em uma viagem no tempo, lembrando várias das ações que culminaram na assinatura do Pacto Áureo e as emoções da Caravana da Fraternidade.
Lins de Vasconcellos foi um dos homenageados, nessa Conferência. Em frente à Livraria, no hall de entrada do Expotrade, foi montado um local, simbolizando o que teria sido o seu escritório: uma mesa antiga, um enorme painel, ao fundo, com a linha do tempo, detalhando os feitos de Lins pelo Movimento Espírita.
Um par de óculos descansando sobre o móvel, como à espera de que, em algum momento, pudesse vir a ser reutilizado.
Nesse ambiente, durante os três dias da Conferência, Erich/Lins ficou à disposição para tirar fotos, lembrar os feitos do trabalhador incansável e promover a venda do livro reeditado pela FEP: Lins, o diplomata da Unificação e o paladino do Estado leigo, da autoria do professor Ney Lobo.
Homenagem a Raul Teixeira
Outro homenageado foi Raul Teixeira, que recebeu uma placa pelos quarenta anos de trabalho doutrinário, aplaudido de pé, pelos presentes, que assistiram, emocionados, ao vídeo que narrava a saga de trabalho e ação do ilustre trabalhador.
A placa continha os seguintes dizeres: Gratidão pelas sementes de vida eterna que suas mãos espalham pelos caminhos humanos. – Federação Espírita do Paraná – março 2018.
Libras
Repetindo o sucesso do ano anterior, a equipe formada por Débora Pereira Cláudio, Ivon de Souza, Larry Ribeiro Pinto, Lorena Aparecida Baika, Marcelo Luiz, Ringo Benz e Tânia Rodrigues Lisboa se fez presente, em tempo integral, traduzindo todo o evento, oportunizando, dessa forma, alcançar igualmente o público que apresenta deficiência auditiva.
O Encontro com os Jovens
Nem o cansaço, nem as dores que não o deixaram, detiveram Divaldo, que atendeu a todos os compromissos. Realizou a palestra de abertura e de encerramento e, ainda um seminário.
Também se fez presente para os autógrafos e atendeu a pedido especial, reunindo-se com grupo jovem, adrede inscrito, para responder a questionamentos, durante a tarde do sábado.
No domingo, nas preliminares do encerramento, esses mesmos jovens se reuniram em frente ao palco, para apresentar o Homem Paz, de uma forma diferente. Em vez da leitura do currículo habitual, conduzidos por Cristina Prevedel e Marcelo Pereira, de Campo Mourão, entoaram a canção Paz pela paz.
Sensibilizado, Divaldo veio sentar-se mais próximo deles, à frente do palco.
Lançamentos
Foram inúmeros, enriquecendo a Livrarias Mundo Espírita (FEP):
CD Momento Espírita v. 32
PEN CARD Momento Espírita – com 77 textos, correspondendo aos CDs volumes 1 a 5
Agenda Momento Espírita 2019
Livro de Cezar Braga Said – Os desafios da Evangelização Espírita
Livro de Ney Lobo (relançamento) – Lins de Vasconcellos, o diplomata da Unificação e o paladino do estado leigo.
Mensagem de Bezerra
No encerramento, como tem se tornado praxe, compareceu o Espírito Bezerra de Menezes, ofertando, através da psicofonia de Divaldo, a mensagem:
A resposta para nossa busca está no amor. E se nós amarmos quanto Ele nos pediu, as nossas dores serão transformadas em alegrias no Reino de Deus.
Lembrai-vos, filhos da alma, que Jesus é os dois extremos da vida, o zênite e o nadir das nossas aspirações. Quando as dores vos parecerem insuportáveis, quando a solidão se vos apresentar tenebrosa e fria, lembrai-vos de Jesus. Uma voz sequer levantou-se para inocentá-lO e eram centenas aqueles a quem Ele atendeu.
Quando vos sentirdes desamados ou rejeitados, mantende a irrestrita confiança no amor e vos entregai Àquele que é a vida da própria vida. Não temais nunca, porque Ele nunca nos deixa a sós.
Elegemos o tema da mulher equivocada [na conferência de encerramento], porque todos nós carregamos um espinho na carne e nas carnes da alma. Todos nós, ainda imperfeitos, somos algo Maria de Magdala ou Miriam de Migdol, que o amor de Jesus nos recebe com ternura infinita, sem nos perguntar quem fomos, mas nos propõe o que seremos.
Tende ânimo. São horas muito difíceis de testemunho e de lágrimas, de ansiedade e de desamor. Mas crede, filhos da alma, Jesus não venceu no mundo, venceu o mundo das paixões.
Sede vós aqueles que podeis vencer as sombras do pretérito, que vos arrebatam muitas vezes de volta aos abismos da alucinação e amai. Pagai o preço do amor, socorrei por amor, erguei por amor, libertai por amor e vos sentireis salvos, erguidos, amparados por alguém que vos estenderá as mãos e dirá com um sorriso: Vinde, já atravessastes a porta estreita. Vinde à Casa do Meu Pai.
Nestes dias, meus filhos, o endereço de Deus chegou aos vossos corações. Tendes agora o mapa da vitória. Cabe-vos seguir pela rota abençoada da bondade, da misericórdia, do amor e da Doutrina libertadora dos imortais, para que a plenitude do Reino dos Céus desde hoje se vos instale no coração.
Muita paz.
O servidor humílimo de sempre que vos fala, em nome
dos Espíritos espíritas aqui presentes.
Ide em paz.
Bezerra
XXI CONFERÊNCIA
Para que ninguém perca, o presidente da FEP, ao encerrar o evento, anunciou as datas em que deverá se concretizar a próxima conferência, em 2019: 15, 16 e17 de março.
-
Artigos
Só a reencarnação explica
Não te maravilhes de ter dito: necessário vos é nascer de novo. Jesus (Jo,... -
Sugestão de Leitura
A arte do re encontro – casamento
Este livro tem a intenção de oferecer contribuições em face dos assuntos palpitantes do... -
Notícias das URES
URE Metropolitana Oeste
A cada ano que passa o FECC cresce cada vez mais. Realizado no dia... -
Editorial
Romances mediúnicos ou sementeira de obsessão?
Dentre as muitas questões que preocupam as principais lideranças do Movimento Espírita destaca-se a...