Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87

Vivendo com Jesus

XII Encontro Confraternativo de Juventudes Espíritas do Paraná - Parte I

abril/2014 - Por Gabriel Salum

O Recanto Lins de Vasconcellos – Centro de Treinamento da Federação Espírita do Paraná – foi o belíssimo cenário do XII Encontro Confraternativo de Juventudes Espíritas do Paraná. Entre os dias 1º e 4 de março de 2014, os quase duzentos jovens, oriundos de todas as Regiões do Estado, estudaram e refletiram acerca do tema Vivendo com Jesus.

Sensibilizados pela exuberância das araucárias e das muitas expressões da Criação Divina, os participantes, que tinham entre quinze e vinte e um anos, realizaram suas atividades como habitantes de cidades da Palestina. No primeiro dia do Encontro, caracterizaram-se como moradores de Jerusalém, Nazaré, Sicar, Betânia, Jericó etc. Estudaram as características de cada povo e recordaram aspectos históricos ligados à encarnação de Jesus na Terra.

Na medida em que cada estudo se desenvolvia, os corações abriam-se para o acolhimento do Mestre e os jovens foram levados a profundas reflexões acerca do convívio familiar, à luz dos ensinamentos do Cristo.

No terceiro módulo do Encontro, leituras, diálogos e demais atividades pedagógicas voltaram-se para a compreensão sobre O jovem, Jesus e a geração nova. As informações sobre a evolução dos mundos e dos Espíritos foram trazidas, com maestria, pelos coordenadores dos grupos, desafiando os participantes a identificarem e empregarem os talentos da geração nova, na transformação positiva de seus mundos íntimos e do orbe terrestre.

Na culminância dos trabalhos, cada integrante do memorável Encontro defrontou-se com a temática Eu, jovem, e Jesus, sendo convidado ao contato direto com o Modelo e Guia da Humanidade, haurindo da Sua amorosidade sublime os convites e inspirações capazes de trazerem significado e felicidade à existência humana.

As temáticas de unificação foram apresentadas como o Projeto do Cristo, a ser vivenciado pelo Movimento Espírita,em testemunho de fraternidade e de amor; a união que deverá contagiar as comunidades humanas com emanações de solidariedade e paz. Foram essas as declarações de José Virgílio Goes (ex-Presidente da Federação Espírita do Amazonas e do Paraná), Francisco Ferraz Batista (ex-Presidente da Federação Espírita do Paraná) e Gabriel Nogueira Salum (Vice-Presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Sul), no programa de auditório Bem-Estar com Jesus, preparado pelos próprios jovens, em uma das noites do Encontro.

A participação do convidado Gabriel Salum, em alguns momentos, e no painel de encerramento, refletiu a união entre as Federativas gaúcha e paranaense, nas fileiras do Cristo, destacando aos jovens a necessidade de trabalho conjunto entre instituições e corações que laboram sob o Ideal Espírita.

Foram incontáveis os momentos de emoção, nas orações, na trilha ecológica, nos estudos de personagens cristãos, nas produções de vídeos e apresentações artísticas.O fervor dos corações juvenis exalava pelo brilho dos olhos, pela beleza das palavras, pela força dos compromissos assumidos.

O cuidado da equipe organizadora expressava-se em cada detalhe, consolidando uma proposta de serenidade e reflexão através das músicas, das posturas, da metodologia e, principalmente, do carinho com que cada trabalhador cumpria as tarefas que lhe cabiam.

Retornando às suas rotinas, os jovens levaram consigo a vontade renovada de viver com Jesus, o compromisso de transformação e trabalho, as amizades conquistadas em bases sinceras, a esperança, a coragem e a fé para vencerem a si mesmos e ao mundo, como conclama o Mestre de Nazaré.

Assine a versão impressa
Leia também