Jornal Mundo Espírita

Fevereiro de 2021 Número 1639 Ano 88
Sugestão de Leitura Envie para um amigo Imprimir

Vitória sobre a depressão

julho/2010

Ao prefaciar a obra, a autora espiritual, com sua sensibilidade cristã, adverte que:

Vive a sociedade terrestre grande momento na área da saúde emocional e comportamental.

Apresentando em caráter pandêmico, a depressão avassala os mais variados segmentos sociais, arrastando verdadeiras multidões do terrível distúrbio de conduta.

As grandiosas conquistas da inteligência ainda não lograram impedir a irrupção, em forma devastadora, desse transtorno que dizima incontáveis belas florações da cultura, da arte, da ciência, do pensamento, da inteligência e do sentimento.

Desde o transtorno depressivo infantil ao juvenil, ao adulto e ao senil, manifesta-se, também, nas fases pré-parto, pós-parto, como igualmente psicoafetiva, sazonal, unipolar, bipolar, com as alternâncias de humor, não poucas vezes avançando para transtornos psicóticos mais graves, com aflitivas alucinações…

Nesse particular, o Espiritismo apresenta o seu arsenal de socorros, como, de início, o esclarecimento do paciente, a fim de que adquira a consciência de responsabilidade, dispondo-se à recuperação a esforço pessoal, sem o mecanismo passadista de transferir para outrem o que ele deve realizar.

Estudamos, na presente obra, trinta temas que têm a ver com a palpitante questão saúde-doença, apresentando alguns ângulos talvez não pensados pelo caro leitor, a fim de que, vivenciando-os, possa experimentar o equilíbrio e mantê-lo, evitando tombar nas armadilhas bem urdidas da depressão, ou nas ciladas bem montadas pelos Espíritos infelizes, seus adversários.

Entre os temas abordados, com lucidez e profundidade, estão: “O erotismo”, “O rancor”, “A arrogância”, “A abnegação”, “Vida e morte”, “Influenciações”, “Responsabilidade de consciência”, “O trabalhador espírita”, “Enfermidades” e “A conquista e preservação da saúde”.

“Vitória sobre a Depressão” surge em momento oportuníssimo, diante do quadro dantesco que se nos oferece à contemplação, nos dias que correm em nosso sofrido planeta.

Autora espiritual: Joanna de Ângelis
Médium: Divaldo Pereira Franco
Editora: Livraria Espírita Alvorada Editora – LEAL

Assine a versão impressa
Leia também