Jornal Mundo Espírita

Agosto de 2019 Número 1621 Ano 87

Visita guiada à Sede Histórica

agosto/2019 - Por Jaqueline Ribeiro

Um contraste entre trabalhadores do passado e do futuro. Assim pode ser descrita a Visita Guiada do mês de maio, dia 26, que recebeu jovens de várias localidades do Paraná.

Eles faziam parte da Caravana Lins de Vasconcellos, que representaria o Estado na Confraternização Brasileira de Juventudes Espíritas – CONBRAJE. A Visita se somou ao seu repertório preparatório para o evento nacional.

Foram trinta e três caravaneiros, destacando-se duas convidadas bolivianas, atualmente residindo no Brasil e a própria presidente da Federação Espírita da Bolívia, Roxana Jauregui Paz, que desejou acompanhar as filhas.

Além de conhecerem a Sede Histórica, realizaram o FEP TOUR, conhecendo as dependências da parte administrativa da FEP, o estúdio de gravação do Momento Espírita, o Teatro.

Na ocasião, Maria Helena Marcon, que esteve à frente do Departamento de Infância e Juventude – DIJ, por onze anos, foi homenageada pela Coordenadora do Setor de Juventude/ FEP, Elisângela Dias de Toledo, que destacou a importância do seu trabalho, no passado, para que hoje o DIJ esteja no patamar em que se encontra.

Matheus Prado Lima, de Cascavel (10ª URE) afirmou: Definimos o Espiritismo em seu tríplice aspecto de religião, ciência e filosofia. Contudo, após essa visita, percebemos que precisamos nos aprofundar nesse universo amplo, que envolve principalmente a História e a Cultura. Como é gratificante ver o empenho dos membros da Federativa, na conservação da memória de uma Doutrina tão acolhedora.

Por sua vez, Bruna Nieradka, de Foz do Iguaçu (13ª URE) considerou a Visita como realmente incrível. Conhecemos muito da História do Espiritismo no Paraná, além de figuras notáveis para o fortalecimento do Movimento Espírita em nosso Estado.

 Já no mês de junho, dia 30, a surpresa foi a estreia da nova camiseta dos componentes da equipe da Visita Guiada – Grupo I, criada especificamente alusiva à tarefa. Anteriormente, as equipes se serviram de camisetas da Conferência Estadual Espírita e do Clube Amigos da Conferência, objetivando a divulgação de uma e outro.

Sempre importante se destacar que, além dos visitantes da própria Capital, pessoas de outros Estados realizam a Visita, servindo-se da oportunidade de passagem pela cidade. Nesse dia, foram baianos de Salvador e cariocas.

Foto:Ewandson Ferreira e Tatyanna Braga de Moraes

Assine a versão impressa
Leia também