Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87

Visita ao Recanto Lins e Sede Histórica

setembro/2016 - Por Beatriz Senger

Os jovens espíritas das cidades de Campo Mourão e Cianorte, de abrangência da 11ª URE, participaram de uma viagem maravilhosa a Balsa Nova e Curitiba, no dia 30 de julho.

Acompanhados dos  coordenadores de Juventude,  foram recepcionados e ficaram alojados no Recanto Lins de Vasconcellos, aproveitando para conhecer a Praça das Araucárias, visitar o túmulo do benfeitor Lins e circular pela área verde e florida.

Nessa noite, promoveram uma conversa com o presidente da FEP, Adriano Greca, questionando-o sobre Unificação do Movimento Espírita, funções referentes ao seu cargo, papel da FEP, etc.

O dia seguinte, 31, foi dedicado à Visita à Sede Histórica da FEP, na região central de Curitiba. Sob o comando de Vera Lúcia Carrano de Oliveira, bibliotecária e Maria Helena Marcon, coordenadora da Comunicação Social Espírita da FEP, o grupo de quarenta e cinco jovens formou grupos menores a fim de percorrerem, durante mais de uma hora, as dependências da Sede.

Jackson Adriano Ferreira, Karina Della Giacoma Greca, Luiz Henrique da Silva, Maria Lucia de Castro Peruci, Renata de Souza Martos se uniram às anfitriãs para apresentar e detalhar questões sobre a fundação da Federativa, a primeira sede, o seu trabalho de 114 anos, os seus presidentes, outros grandes vultos espíritas do Paraná, o grande trabalho de restauração do patrimônio histórico, enquanto os grupos observavam quadros, painéis, documentos, cartazes, visitando os quatro andares do prédio.

Completaram a equipe, como apoio na recepção e segurança, Isabel Bonfanti, Jaqueline Gerusa Filgueira da Silva, Jonatam Dircksen, Loni Welter Lourenço e Neura Darck Teixeira Ávila Della Santa.

Um dos pontos altos da visita foi a maquete do apartamento do Codificador. Um trabalho artístico muito interessante, montado por evangelizadoras de Sociedade Espírita da Capital, especialmente para estudo sobre Allan Kardec e, posteriormente, doada para a FEP.

Cada visitante foi agraciado, ao sair, com exemplar do Jornal Mundo Espírita e com o livreto da Visita Guiada, contendo a síntese dos tesouros que integram o local.

Os jovens consideraram de importância conhecer a História e os caminhos que o Movimento Espírita percorreu até os dias atuais, reconhecendo a responsabilidade da continuidade.

A viagem proporcionou, ainda, criar e fortalecer laços de amizades, desde o momento em que se uniram para tornar a viagem possível e se sentiram muito gratos a todos que tornaram esses dois dias um mar de conhecimentos.

Foto: Jackson Adriano Ferreira

Assine a versão impressa
Leia também