Jornal Mundo Espírita

Junho de 2019 Número 1619 Ano 87

VIII Encontro de Juventudes Espíritas – ENJUVESP

março/2013

O que é transição planetária? O que significa o Apocalipse? A terra está passando para planeta de regeneração? O que devo fazer para continuar aqui? Quais são meus vícios? Quais as virtudes que preciso me esforçar a desenvolver? Qual o meio mais eficaz para desenvolver virtudes? Estas foram questões primordiais que nortearam o encontro, realizado entre os dias 9 a 11 de fevereiro na sede do COSDIPA – Centro de Obras Sociais da Diocese de Paranavaí.

Com a orientação de Marli Vaz Bratfisch foi utilizado o método Gasparini de educação, em que se ensina a partir do conteúdo que o jovem já possui e, de acordo com isso, se problematiza e acrescentam conteúdos, incentivando-o a assumir nova postura prática ante a realidade.

Dando exemplos de unificação, união e a importância da evangelização dos jovens para o movimento espírita, coordenaram o ENJUVESP Sérgio Castelão Pinheiro – ex-presidente da 8ª URE (Paranavaí), Marcelo Pineze – ex-presidente da 11ªURE (Campo Mourão) e Wandrey Mundin Ferreira -Presidente da 8ª URE.

Os estudos da tarde de sábado ficaram sob a coordenação de Sérgio que procedeu a uma explanação, propondo, posteriormente, aos oitenta e um jovens participantes trabalho em oito grupos de estudo.

A conclusão, servindo-se da Maiêutica Socrática, foi conduzida por Wandrey. Uniu-se diversão e aprendizado enquanto os jovens elucidavam as dúvidas.

A noite foi dedicada a apresentações artísticas, encerrando com estudo do Evangelho, finalizado com o poema Ilustre Visitante, de RabindranathTagore, momento emocionante que oportunizou saudades de Jesus.

A alvorada do domingo foi iniciada com música instrumental, prática de exercícios de Yoga, com Cláudia Pinheiro, mostrando que é preciso cuidar também do corpo.

Os estudos, sob a coordenação de Marcelo Pineze, trataram dos vícios ira, luxúria, vaidade e preguiça, dividindo-se novamente em grupos os jovens. À tarde, Wandrey deu continuidade ao objetivo de conhecer as virtudes: afabilidade e doçura para combater a ira, a simplicidade contra a vaidade, diligência ante a preguiça e pureza para eliminar a luxúria.

Tradicional nos encontros, o Cine Pipoca apresentou o filme Mãos Talentosas (2009), do diretor Thomas Carter, que enfoca a história do Dr. Ben Carson que, quando jovem, não conseguia dominar sua impulsividade à ira e pede a Jesus o apoio necessário para superar seu vício. Anos depois, em 1987, entrou para a História da medicina ao separar gêmeos siameses unidos pela cabeça.

Amainada a chuva, que visitou a cidade na maior parte dos dias do evento, o Evangelho do domingo à noite foi realizado sob a luz encantadora da Via Láctea. Momento de recordação dos exilados de Capela, rogativas de auxílio à superação de nós mesmos conquistando o direito de permanecer na Terra querida que tanto amamos levaram a abraços, lágrimas e orações.

Segunda foi dia de iniciar com alongamento físico, com Patrícia Romera. Os estudos enfocaram a questão 919 de O Livro dos Espíritos, com a metodologia para o próprio conhecimento e a consequente reforma íntima.

Ao final do Encontro, foi proposta a atividade de redação de cartas a Jesus e, com muitas lágrimas de emoção e alegria, encerrou-se a oitava versão do ENJUVESP, deixando saudades.

Assine a versão impressa
Leia também