Jornal Mundo Espírita

Dezembro de 2019 Número 1625 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

VI Encontro de Dirigentes Espíritas acontece em Paranavaí

agosto/2007 - Por Danilo Arruda da Luz

Reunindo aproximadamente 100 dirigentes espíritas, representando as Uniões Regionais Espíritas – UREs 7ª (Maringá), 8ª (Paranavaí), 9ª (Umuarama) e 11ª (Campo Mourão), aconteceu, nos dias 23 e 24 de junho, o VI Encontro de Dirigentes Espíritas – Endesp, na Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí – ACIEP.

Como acontece em anos ímpares, a Inter-Regional Noroeste organizou o evento que contou com a coordenação de Cosme Massi, conhecido estudioso e expositor da Doutrina Espírita em nosso Estado.

Através de uma exposição extremamente didática, característica que tem atraído os espíritas de todas as regiões por onde se apresenta, Cosme Massi presenteou os participantes com dois dias de estudos aprofundados de textos das 5 obras básicas do Espiritismo: Prolegômenos de O Livro dos Espíritos, Introdução de O Livro dos Médiuns, Prefácio de O Evangelho Segundo o Espiritismo, Contra-capa e o Índice do livro O Céu e O Inferno e finalmente, Introdução de A Gênese.

Com participação ativa da plateia, Cosme foi apresentando minúcias contidas nos textos, demonstrando toda a riqueza dos dizeres kardequianos, além do preparo e bom-senso do Codificador na organização da Doutrina, uma vez que o encadeamento das idéias propostas por Kardec é de tal clareza e lógica que todo leitor que tenha certa disciplina, disposição e boa-vontade, entenderá os princípios da Doutrina e sua aplicabilidade na vida.

Provocando inúmeras reflexões, Cosme foi instigante ao citar incontáveis vezes a Revista Espírita, principalmente os 12 primeiros volumes, editados nos anos de 1858 a 1869, cuja redação estava sob responsabilidade de Allan Kardec.

Demonstrando que toda a construção didática da Doutrina Espírita foi um árduo trabalho de estudo e análise das informações que os Espíritos Codificadores produziram, Cosme apresentou a metodologia utilizada por Kardec e algumas conclusões obtidas através das análises de comunicações dos Espíritos, conclusões essas que o auxiliaram no desenvolvimento do conteúdo das 4 obras complementares de O Livro dos Espíritos.

Ficou claro para todos que lá estiveram que o melhor caminho para aqueles que desejam verdadeiramente conhecer a Doutrina Espírita, passa primeiramente pelo conhecimento dos seus fundamentos, que se dará através de estudo sério e disciplinado.

E, nada mais recomendado para se conhecer os princípios de uma ciência, filosofia ou religião, do que buscar as suas fontes originais. Por isso, é inegável, como Cosme demonstrou-nos, que Allan Kardec nas obras básicas, é a chave para o aprendizado efetivo e eficaz do Espiritismo.

Ao final do encontro, a vontade dos participantes em aprofundarem-se ainda mais no estudo da Doutrina ficou evidente nos diversos comentários. Agora, com grande ênfase ao conteúdo encontrado nas obras básicas e também da Revista Espírita, além de outras obras também citadas, como O Que é o Espiritismo e O Espiritismo em sua mais simples expressão.

Com o objetivo de convidar os dirigentes à reflexão do compromisso e responsabilidade da tarefa assumida em nossas Casas Espíritas, a Inter-Regional Noroeste acredita ter alcançado êxito em sua proposta e, como forma de dar continuidade a este trabalho, já programou para dezembro um novo encontro com Cosme Massi, a ser realizado na cidade de Maringá.

Além dos dirigentes da Inter-Noroeste, dirigentes de outras UREs atenderam ao convite feito na última reunião do Conselho Federativo Estadual – CFE e se fizeram presentes, coroando com sucesso o evento.

Assine a versão impressa
Leia também