Jornal Mundo Espírita

Janeiro de 2022 Número 1650 Ano 89
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

URE Metropolitana Oeste

Encontro de jovens do Centro Espírita Ildefonso Correia

agosto/2013 - Por Comunicação Social Espírita do CEIC

O III Encontro de Jovens do Centro Espírita Ildefonso Correia – CEIC reuniu sessenta jovens, com idade entre treze e vinte e três anos e vinte trabalhadores, no Recanto Lins de Vasconcellos, especialmente locado para o evento, nos dias 22 e 23 de junho. O tema que norteou as atividades e as reflexões doutrinárias,  Você e a Paz, teve a coordenação de Adriano Greca e  Andrey Cechelero.

O Encontro de Jovens faz parte do calendário anual de atividades do DIJ do CEIC, desde 2010, tendo como objetivos levar os participantes à reflexão sobre temas relevantes para a juventude, à luz da Doutrina Espírita, bem como estabelecer e aprofundar os vínculos entre os jovens e os Coordenadores da Juventude, através do estudo e de atividades, em ambiente distinto do Centro Espírita.

O tema do ano em curso foi inspirado no Movimento Você e a Paz, de Divaldo Pereira Franco, na mensagem espiritual de Jesus e nos exemplos de vida do Mahatma Gandhi.

A organização exigiu três meses de envolvimento e de trabalho coordenado de equipes de trabalhadores do DIJ, nas áreas de estudo, infraestrutura, alimentação e entretenimento. Cada equipe tinha responsabilidades específicas e, certamente amparadas pela Espiritualidade Maior, atuaram no apoio administrativo, na recepção, em atividades de integração e recreação, nos três módulos de estudo (inclusive com atividade introspectiva no Bosque das Araucárias), luau e caminhada ecológica.

Depoimentos de alguns jovens informam suas expectativas para esse Encontro: aproveitar o sol, as trilhas, o ambiente do Recanto e os ensinamentos da Doutrina Espírita;  vivenciar a alegria que a  reunião dos jovens proporciona e o fortalecimento das amizades.

Durante o Encontro, muitos jovens superaram a timidez e a dificuldade de se envolver,  ressaltando-se o importante papel dos Coordenadores de Juventude, dando atenção nas atividades de estudo e nos demais momentos.

Destaque-se o apoio da Presidência do CEIC e a solidariedade de vários participantes de grupos de estudo que, voluntariamente, viabilizaram a participação de jovens com dificuldades financeiras, arcando com o custo da taxa de inscrição do Encontro, desonerando a Tesouraria do CEIC.

Assine a versão impressa
Leia também