Jornal Mundo Espírita

Junho de 2019 Número 1619 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

URE Metropolitana Leste

setembro/2010

“Em Busca do Sentido Existencial”. Este foi o tema do workshop patrocinado pela URE Leste, no dia 14 de agosto de 2010, para 110 pessoas, sob a coordenação de Marcelo Garcia e Marcio da Cruz, na sede do Sociedade Espírita Semeador da Verdade, na Rua Antônio Olívio Rodrigues, 252 – Cajuru.

Na oportunidade, os coordenadores do evento basearam-se na proposição dos Espíritos em resposta à questão 943 de O livro dos Espíritos, onde se estabelece que o desgosto pela vida que se apodera de certos indivíduos sem uma causa aparente, possui três causas básicas: a ociosidade, a falta de fé e a saciedade.

A partir dessa matriz, uma das três teses apresentadas foi a de que o tédio tem gerado ansiedade para que a criatura preencha o tempo, uma vez que não está treinada para lidar com a solidão. Desse modo, as pessoas têm buscado preencher o seu tempo social de várias maneiras, sempre mobilizadas, inconscientemente, pela necessidade de obter reconhecimento/atenção/afeto. Movidos por essa necessidade, muitos têm perdido o sentido existencial, entrando num verdadeiro turbilhão.

Ao final do trabalho, foi feita uma reflexão sobre o que fazer para dar sentido à vida, segundo os parâmetros estabelecidos pela benfeitora Joanna de Ângelis na sua obra ‘Conflitos Existenciais’.

Assine a versão impressa
Leia também