Jornal Mundo Espírita

Dezembro de 2018 Número 1613 Ano 86
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

União Regional Espírita completa trinta anos

outubro/2018

O Cristianismo está no mundo há quase dois mil anos e Jesus continua no comando da nau terrestre, amando a todos e pacificando os corações.

Grandes esforços foram e são empreendidos pelas diversas correntes religiosas vinculadas ao Cristianismo e outras denominações, a fim de demonstrar a Paternidade Divina, a realidade da imortalidade da alma, as leis que regem a vida, objetivando conduzir a Humanidade na direção da religião cósmica do Amor.

O lançamento de O Livro dos Espíritos em Paris – França, no dia 18 de abril de 1857, por Allan Kardec, promoveu importantes discussões nos meios religiosos, filosóficos e científicos, perdurando até os dias presentes, graças às propostas que o Espiritismo apresenta no sentido de estruturar uma fé inabalável que possa encarar de frente a razão em todas as épocas da Humanidade1.

Chegando ao Brasil, a Doutrina Espírita encontrou solo fértil. Tendo como lema Deus, Cristo e Caridade, foi fundada, em 1884, a Federação Espírita Brasileira – FEB, que adotou como missão: Oferecer a Doutrina Espírita ao ser humano por meio do seu estudo, prática e difusão, (…) contribuindo para a formação do homem de bem2.

Em 1992, foi uma das articuladoras e fundadora do Conselho Espírita Internacional – CEI, que atualmente congrega representantes de vários países nos diversos continentes.

Dada a extensão territorial brasileira, logo foram criadas as federativas estaduais. No Paraná teve o seu marco em 24 de agosto de 1902, com a fundação da Federação Espírita do Paraná – FEP, que tem entre seus objetivos promover o estudo e a divulgação do Espiritismo, em seus aspectos científico, filosófico e religioso, de conformidade com os princípios estabelecidos na codificação elaborada por Allan Kardec3.

Atualmente, a Federação se ramifica pelo Estado em vinte e uma unidades regionais que a representam doutrinária e administrativamente.

Em 30 de setembro de 1988, há trinta anos, foi instalada a 13ª União Regional Espírita, com sede em Foz do Iguaçu. Hoje, congrega os municípios de Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu.

Naquela oportunidade, a Federação Espírita do Paraná promoveu o ato de instalação da nova Regional, através dos seus representantes: Walter do Amaral, presidente; Virgílio Góes, vice-presidente; Francisco Alceu Coelho Martins, diretor administrativo; e João Irani Vieira, diretor de relações públicas. Também esteve presente José Remi Pietsch, presidente da 10ª União Regional Espírita, sediada em Cascavel.

A cerimônia teve como palco o Centro Espírita Paz, Amor e Caridade – CEPAC, primeiro núcleo espírita de Foz do Iguaçu, fundado em 1922, localizado na Rua Quintino Bocaiúva, 1156, onde funciona até os dias atuais.

Em palestra dedicada ao evento, Walter do Amaral destacou o grande compromisso de trabalho na seara Espírita que todos assumiam naquela ocasião, refletindo sobre o tema Quem não vive para servir, não serve para viver.

Compuseram a primeira diretoria: Pedro Augusto Ângelo, presidente; Inelsi Savaris, vice-presidente; Marcelo Fabiano Latini, diretor do Departamento de Difusão Doutrinária; Carlos Séris Giese, diretor do Departamento Doutrinário; Regina Helena Feltran, primeira secretária; Orlando Alves Martins, segundo secretário e Lincoln Barros de Sousa, tesoureiro.

Atualmente, a URE congrega onze casas espíritas em Foz do Iguaçu e região, que atendem frequentadores, trabalhadores e dirigentes, nas suas diversas atividades: palestras públicas, grupos de estudos da Doutrina Espírita, evangelização espírita infantojuvenil, assistência e promoção social espírita, seminários e eventos doutrinários.

Cada Centro Espírita é um núcleo de orações, estudos e trabalho no bem, que acolhe fraternalmente a todos os que buscam ampliar seus conhecimentos sobre a imortalidade da alma; aos que procuram entender o sentido da vida na sua complexidade; aos que procuram compreender a justiça divina, mesmo nos quadros de dores e sofrimentos; enfim, aos que buscam consolo para suas aflições.

Que esses trinta anos de atividades da 13ª URE possam multiplicar-se em obras de caridade pelas mãos de seus trabalhadores, sempre de ânimo renovado e confiantes no futuro de fraternidade plena que nos aguarda, conforme a Boa Nova anunciada por Jesus, nosso Guia e Modelo.

Direx/CSE/URE
Foto: Acervo FEP

Referências:

1 – KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo. 120. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2002. cap.XIX, item 6.

2 – http://www.febnet.org.br

3 – Estatuto da FEP

Foto Acervo FEP

Assine a versão impressa
Leia também