Jornal Mundo Espírita

Janeiro de 2022 Número 1650 Ano 89

União Espírita Jesus Nazareno

maio/2011

Histórico:

 

Na década de 20, um grupo de abnegados servidores do Espiritismo, residente na Comunidade Platinense, vinha trabalhando na Seara, liderado por Manuel Pimenta Brito, o qual organizou a sociedade, tendo sido o mais esforçado e dinâmico trabalhador, ensinando e exemplificando a Mensagem Espírita.

Enfrentando as imensas dificuldades da época, permeadas pela intolerância religiosa e as censuras, o estudo e a prática da Doutrina Espírita prosseguiu sem temor, até que pela união de seus seguidores, no dia 30 de maio de 1931, houveram por bem fundar oficialmente o Centro Espírita Platinense “Amor e Caridade”.

Este fato aconteceu na sala principal da Loja Maçônica Saldanha Marinho, na cidade de Santo Antônio da Platina, cedida pelos seus membros, a fim de que se realizasse a sessão inaugural do Centro Espírita Platinense “Amor e Caridade”, com a presença de seus onze filiados, Raul Chaves de Rezende, Manoel Pimenta Brito, José da Silva Balceiro, Daniel da Silva Balceiro, Antonio Carquejeiro Fonseca, José Roy, José Luizi, Horácio Lins e José Villela de Guimarães.

Esta sessão foi presidida por Raul Chaves de Resende o qual, na oportunidade, foi indicado Presidente do Centro Espírita e compondo a diretoria, assumiu a Secretaria José Villela de Magalhães e a tesouraria, Joaquim Fonseca.

Na ocasião, foi nomeada uma Comissão para a elaboração e aprovação do Estatuto da Instituição. A posse da primeira Diretoria deu-se no dia 06 de junho de 1931.

Em reunião, no dia 04 de janeiro de 1936, às vinte horas, com a presença de seus membros: Manuel Pimenta Brito, Antonio Carquejeiro Marques, Daniel da Silva Balceiro, Antonio Rodrigues, Manoel Farto Valgrande, Camilo Bueno de Olveira, José da Silva Balceiro e outros, foi decidido, com a aprovação de todos os presentes, constando no Livro Ata nº. 04, página 284, que o Centro Espírita Platinense “Amor e Caridade” passaria a ser denominado “União Espírita Jesus Nazareno”.

No dia seguinte, em 05 de janeiro de 1936, o então presidente, Manuel Pimenta Brito, faz a prestação de contas do antigo Centro Espírita Platinense “Amor e Caridade” e começa a dirigir o atual centro, agora com o nome de “União Espírita Jesus Nazareno”, este passa a abrigar três grupos de práticas mediúnicas: Allan Kardec, Bezerra de Menezes e Leon Denis.

Nos dias 02, 03 e 04 de dezembro de 1947 foi inaugurada a atual sede da “União Espírita Jesus Nazareno”, situado na antiga Avenida Getúlio Vargas, hoje com nome, Avenida Cel. Oliveira Motta, número1069, no centro desta cidade.

Através do trabalho e da dedicação daqueles que participaram das reuniões, estudos, palestras e da divulgação da Doutrina Espírita é que a “União Espírita Jesus Nazareno” completará no mês de Maio próximo, oitenta anos de sua existência.

Atualmente, a “União Espírita Jesus Nazareno” é presidido por Paula Regina Flauzino Yamashita e pela sua vice, Denice Carvalho Santana.

  Fundação: 30 – 05 -1931.
Endereço: Avenida Cel. Oliveira Motta, 1069 – Centro.
Santo Antonio da Platina – PR
CEP: 86.430-000
Telefone: (43) 3534-2236
E-mail: uniaojn@hotmail.com

 

Assine a versão impressa
Leia também