Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

Uma decisão exitosa

dezembro/2018

Quando se optou pela divisão da Inter-Regional Leste, que abraçava sete Uniões Regionais Espíritas – UREs, houve um certo temor: Daria certo? Seria o melhor a ser feito?

Em 2017, aconteceu, em Ponta Grossa, a primeira Inter-Regional Leste, abrangendo somente as UREs: 1ª (Guaratuba); 2ª (Ponta Grossa); 3ª (Rio Negro) e 21ª (Telêmaco Borba), enquanto na Capital a Inter-Regional Metropolitana igualmente se realizou, somente com as UREs Metropolitanas Leste, Norte, Oeste.

O resultado foi exitoso. E se repetiu em 2018.

Mesmo com chuva, um feriadão, iniciado na sexta, 12 de outubro, foram 299 inscritos na Inter-Regional Leste, em Ponta Grossa. Vinte e cinco Casas Espíritas representadas na reunião dos presidentes na noite de sábado, na Sociedade Francisco de Assis de Amparo aos Necessitados, que foi marcada pela emoção, ao ser prestada homenagem póstuma a Vicente Barbur, pela 2ª URE.

Presentes filha, genro, netos e nora, agradeceu em nome dos familiares o neto Fernando Barbur Carneiro.

O jantar, providenciado pela URE anfitriã, não somente saciou a fome, no quase horário das 22h, quanto reuniu ao redor das mesas, os participantes, em alegre conversação.

No domingo, inscritos de vinte e uma cidades se dividiram nas áreas (Administrativo/Institucional, Atendimento Espiritual no Centro Espírita – AECE; Assistência e Promoção Social Espírita – APSE, Comunicação Social Espírita – CSE, Estudo, Orientação à Infância e Juventude – DIJ, Mediunidade, Unificação e Expansão do Movimento Espírita), em gratificante labor. A avaliação registrou índices positivos e uma vontade de participar sempre mais.

Os materiais distribuídos, em cada área, foram recebidos com alegria: Jornal Mundo Espírita, mensagem Eles fizeram a diferença, filipetas do CVV e a mensagem norteadora dos trabalhos. E comoveu o entusiasmo de Manuela Vaz Rocha apresentando os resultados da realização do 1º ENJUL – Encontro de Juventudes Espíritas da Inter-Regional Leste.

Por sua vez, a Inter-Regional Metropolitana, ocorrida em Curitiba, nas dependências da Federação Espírita do Paraná, registrou idêntico sucesso, com destaque para a URE Metropolitana Leste, responsável por 41% dos participantes.

No dia 20, sábado, foram vinte e oito Casas Espíritas presentes. No domingo, a adesão registrou duzentos e oitenta e um inscritos e o que se viu foi um alegre subir e descer escadas, na divisão das áreas.

Antes disso, no Teatro da FEP, além da fala habitual, com enfoques sobre a temática da Inter-Regional, servindo-se da obra Paulo e Estêvão, do Espírito Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier, o microfone foi cedido para o CVV, com quem a FEP tem mantido estreita parceria, desde alguns meses, reconhecendo a relevância do trabalho desenvolvido.

Cristiane Araújo foi quem utilizou os minutos para apresentar os objetivos do CVV, dizer dos benefícios do telefone nacional gratuito, 188, e convidar a quem desejasse integrar a rede de mais de dois mil e duzentos voluntários que trabalham em noventa postos atuantes no Brasil, o que ocorreu mediante registro em lista específica, para participarem de treinamento.

Farta foi a distribuição de  material (cartazes e filipetas) para todos os Centros Espíritas, ao lado dos disponibilizados pela própria FEP, que culminou com o DVD Melhores Momentos da XX Conferência Estadual Espírita, contendo ainda a palestra de encerramento de Divaldo Franco e a mensagem psicofônica do Espírito Bezerra de Menezes.

A Diretoria Executiva, com todas as coordenadorias, já aprecia e debate as sugestões para a Inter-Regional – Ciclo 2019.

Assine a versão impressa
Leia também