Jornal Mundo Espírita

Outubro de 2020 Número 1635 Ano 88

Tour virtual aos lugares sagrados

outubro/2020 - Por João Edson Alves

A FEP integra a ASSINTEC – Associação Inter-Religiosa de Educação, cuja Equipe Pedagógica (Adriana Mello Gaertner Fernandes, Brigida Karina Liechocki, Débora Cristina Basso e Elói Correa dos Santos) promoveu, de 24 a 29 de agosto, a 11ª Semana de Arte, Cultura e Literatura de Curitiba.

O objetivo foi a ampliação do repertório cultural, artístico, pedagógico e a formação dos profissionais da educação, que fizeram um tour virtual a alguns dos Lugares Sagrados, como forma de mostrar os espaços culturais (considerados, pela ASSINTEC, como Lugares Sagrados) das instituições religiosas que participam da Associação.

O foco central foi propiciar aos participantes uma oportunidade ímpar de ampliação de sua bagagem cultural, destacando as principais matrizes religiosas de formação do povo brasileiro: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental, contemplando a simbologia, a arte, a literatura e as práticas religiosas.

No vídeo elaborado para o evento, pelos representantes das instituições religiosas, podem ser encontrados detalhes do Xamanismo Guarani (Espaço: Tekowa Tingui); Catolicismo (Espaço: Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz, Igreja Santo Agostinho e Santa Mônica); Judaísmo (Espaço: Sinagoga Beit Yaacov); Budismo (Espaço: Sukhavati – Centro de Estudos Budistas Bodisatva); Umbanda e Candomblé (Espaço: Abassa de Dandalunda) e  Espiritismo (Espaço: Sedes Administrativa e Histórica da FEP).

Emocionante contemplarmos a beleza, a delicadeza, o cuidado em cada canto e vermos destacados nossos pioneiros, a nossa Doutrina divulgada, em especial no momento em que a câmera passeia pela Livraria e vão sendo enumerados, um a um, os livros da Codificação Espírita. Vale a pena assistir, emocionar-nos e render graças a Deus por esses tesouros em nossas mãos.

O vídeo está disponível em https://youtu.be/PU1WDTTSS0c?t=3035

Foto: ASSINTEC

Assine a versão impressa
Leia também