Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87

Spiritist Society of Chicago – SSC

fevereiro/2018 - Por Cintya Guimarães

Neste 2018, a SSC completa dez anos de existência.  Todos os membros estão radiantes.  Foram muitos os esforços dos Espíritos de ambos os lados da vida para que fosse criada e mantida.  Completar uma década é um grande marco de perseverança, fé e trabalho.

Antes da criação da SSC, em 2008, existiram alguns grupos que tentaram se reunir em diferentes momentos, ao longo dos anos, na maioria das vezes, nas casas dos confrades para estudar o Evangelho.  Depois de algum tempo se desfaziam por diversas razões.

Porém, logo surgiam outras pessoas que se agrupavam novamente, quase sempre com um ou outro veterano dos grupos anteriores.  As reuniões obedeciam ao formato de Evangelho no lar.  Assim foram lançadas as primeiras sementes da Society, que oferece um oásis de paz, amor, consolação e aprendizado do Evangelho de Jesus à luz da Doutrina Espírita.

Atualmente, ocorrem as palestras públicas e estudos, três vezes por semana, na sua maioria, no idioma inglês, e uma semanal, em português.  Em ambas, com a oferta de aplicação do passe.

Em novembro [2017] a SSC recebeu palestrantes convidados: do Brasil, Sérgio Lopes  e de San Diego, Daniel Assissi, grande figura no movimento espírita nos Estados Unidos, ambos brindando trabalhadores e visitantes com ensinamentos claros e cheios de luz.

O Atendimento Fraterno, uma biblioteca e livraria são outras atividades desenvolvidas.  Em outubro passado, a instituição participou da Caminhada Contra o Suicídio promovida pela American Foundation for Suicide Prevention (Fundação Americana para a Prevenção do Suicídio).

Na área de Assistência e Promoção Social Espírita, nesse último ano, têm os trabalhadores se esforçado para formalizar e estruturar a atividade, com planejamento para visitas a lar de idosos.

Pelo Natal, por iniciativa e coordenação de Daniel Assissi, foram confeccionados cartões, com mensagens inspiradoras para serem enviados a residentes de instituição que abriga pacientes com deficiência mental.

No ano em curso, como parte das celebrações da sua década de existência, a SSC tem programadas atividades com Haroldo Dutra Dias, em maio; Alberto Almeida, em setembro; Sérgio Lopes, em novembro, encontrando-se em ajustes eventual participação de Divaldo Pereira Franco.

Os trabalhadores da SSC acreditam que têm muitos desafios a enfrentar. No entanto, concluem, os desafios existem, no Brasil, nos Estados Unidos e outros continentes.  São os desafios do nosso tempo e espaço.  Desafios que vamos vencendo com a ajuda de Jesus e outros irmãos que vêm de perto e de longe, da Terra e do céu, do presente e do passado, do Norte e do Sul, do Oriente ou do Ocidente, a nos encorajar e lembrar sempre: Ama, Trabalha, Espera, Perdoa.

Foto: Acervo Spiritist Society of Chicago

Assine a versão impressa
Leia também