Jornal Mundo Espírita

Outubro de 2019 Número 1623 Ano 87

Serviço de prevenção do suicídio sem custo de ligação chega a todo território nacional

setembro/2018 - Por Voluntários do CVV

Iniciado como projeto piloto no Estado do Rio Grande do Sul, em setembro de 2015, o 188 é o único telefone sem custo de ligação para prevenção do suicídio do país. Devido aos ótimos resultados obtidos no Estado, no primeiro trimestre de 2017, o Ministério da Saúde e o CVV assinaram um convênio que previa a expansão do 188 para todo o país.

A implantação completa, realizada em junho de 2018, contempla os mais de cinco mil e quinhentos municípios brasileiros, com acesso gratuito ao 188, 24 horas por dia, incluindo domingos e feriados.

O CVV – Centro de Valorização da Vida realizava em média um milhão de atendimentos ao ano até 2016. Com o início da expansão do 188, aliado à maior abertura da sociedade para falar sobre suicídio e procurar ajuda, concluiu 2017 com o dobro de atendimentos e espera ultrapassar dois milhões e quinhentos mil, em 2018.

O aumento de atendimentos foi possível graças ao investimento em tecnologia. O CVV implantou nacionalmente um sistema de PABX Virtual que permite o encaminhamento das chamadas para um voluntário disponível naquele momento em qualquer região. Antes disso, os telefonemas eram atendidos exclusivamente por voluntários localizados na mesma região da chamada, o que reduzia as chances de sucesso, em muitos casos.

Para se tornar voluntário do CVV, é preciso ter pelo menos dezoito anos de idade, quatro horas semanais disponíveis para o atendimento e vontade de conversar com outras pessoas de forma acolhedora, sem julgamentos ou aconselhamentos. A agenda atualizada dos cursos de seleção de voluntários fica disponível no site: www.cvv.org.br/voluntario.

Sobre o CVV

O CVV é uma entidade sem fins lucrativos, independente, fundada em 1962, que presta serviço voluntário, gratuito e sigiloso de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar. Os dois milhões de atendimentos anuais são realizados por dois mil e quinhentos voluntários pelo telefone 188, 24 horas por dia, ou via chat e e-mail no site www.cvv.org.br. Atualmente existem noventa postos de atendimento em todo o país, com previsão de chegar aos cem, ainda em 2018.

O Paraná já possui postos CVV em Curitiba, Londrina e Maringá, conta com um grupo de voluntários em Francisco Beltrão que atende à comunidade, e está em expansão com previsão de implantação, ainda em 2018, em Foz do Iguaçu e Cascavel.

Interessados na abertura de novos postos na sua cidade, poderão receber mais informações entrando em contato com expansao@cvv.org.br .

Sobre o suicídio

O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada quarenta e cinco minutos, mais do que a AIDS e muitos tipos de câncer, porém, pode ser prevenido em nove de cada dez casos. O movimento Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio, iniciado em 2015, visa sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão – www.setembroamarelo.org.br

 

Mais informações

cvv.org.br

facebook.com/cvvoficial

instagram.com/cvvoficial/

twitter.com/CVVoficial

Assine a versão impressa
Leia também