Jornal Mundo Espírita

Julho de 2019 Número 1620 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

SEFAN – cem anos divulgando O evangelho de Jesus à luz da Doutrina Espírita

fevereiro/2012

1912 – 20 de janeiro – 2012

A Sociedade Espírita Francisco de Assis de Amparo aos Necessitados – SEFAN, situada à Rua Santos Dumont, 646, foi fundada em 20 de janeiro de 1912 por um grupo de espíritas residentes na cidade tendo como preocupação o estudo das obras básicas da Doutrina Espírita, organizando atividades de difusão e divulgação do Espiritismo, através da leitura e comentários do conteúdo das obras básicas editadas por Allan Kardec.

Na sequência dos anos, inúmeros programas doutrinários e assistenciais foram desenvolvidos pela instituição, entretanto,  grande parte das atividades de cunho social foram absorvidas por órgãos governamentais, obedecendo a legislação em vigor.

Ao comemorar o Centenário de sua fundação a Sociedade mantém em seu programa assistencial duas importantes frentes de trabalho: o Lar das Vovozinhas Balbina Branco e a Associação Protetora do Recém-Nascido, atendendo significativa parcela da população carente da cidade.

A ênfase institucional está voltada para a área doutrinária visando atender ao processo de crescimento espiritual das criaturas através da reforma íntima, fundamentada no Evangelho de Jesus.

Nesse contexto, são oferecidas aos seus frequentadores diversas oportunidades de conhecimento dos postulados da doutrina, com atividades todos os dias da semana: vinte e nove Grupos Mediúnicos; onze Grupos de Estudos; sete Grupos de Palestras Públicas, com aplicação da terapia do passe e disponibilidade de diálogo fraterno; Palestra Dominical; Mocidade Espírita; Evangelização infanto-juvenil, além de disponibilizar Biblioteca Pública e Livraria Espírita.

Diretoria atual

Presidente: Vicente Coney Campiteli

Vice-Presidente: Armando Madalosso Vieira

Diretora Doutrinária: Alcione do Carmo Madalosso Vieira

Diretora de Infância e Juventude: Patrícia Machado Pereira Giardini

Diretora do Lar das Vovozinhas Balbina Branco: Christina Miranda Ribas

Diretora da Associação Protetora do Recém-Nascido: Neusa Roedel

Coordenador da Mocidade Espírita: Maurício de Campos

O querido médium e orador Divaldo Pereira Franco, de Salvador-BA, cidadão ponta-grossense, desde 1977, foi o convidado muito especial para o evento comemorativo ao Centenário da SEFAN, reunindo no tradicional Clube Princesa dos Campos, na noite de 19 de janeiro de 2012, às 20 horas, um público aproximado de 2.300 pessoas, da cidade e vindas de diversas localidades do Paraná e outros estados, que, emocionadas, se iluminaram com as luzes do Evangelho Jesus.

O preito de gratidão da Diretoria da SEFAN aos precursores que souberam transpor com dedicação, dignidade e humildade as barreiras que a sociedade impunha às novas idéias, o preconceito religioso da época. Esses trabalhadores da causa do bem, que tiveram a coragem de, na primeira metade de um século marcado por guerras e epidemias, usando como recurso principal a boa vontade, o amor ao próximo, levantar a bandeira da nova Doutrina que se apresentava como ponto de apoio aos ideais de crescimento espiritual das criaturas.

A mesa diretiva do evento foi composta pelo dirigente do espiritismo na SEFAN, região e estado: Sra. Alcione do Carmo Madalosso Vieira diretora doutrinária SEFAN, Armando Madalosso Vieira, 1º vice-presidente da SEFAN; Vicente Coney Campiteli, presidente da SEFAN; Luiz Henrique da Silva, presidente da FEP; Francisco Ferraz Batista 1º vice-presidente da FEP, Reginaldo Araujo 2º vice-presidente da FEP, Iara Garbuio de Freitas Souza, presidente da União Regional Espírita 2ª Região; Fabio Mauricio Holzmann Maia, autor do livro “Os trabalhadores da 1ª hora”; em homenagem ao centenário do Espiritismo nos Campos Gerais.

Assine a versão impressa
Leia também