Jornal Mundo Espírita

Junho de 2019 Número 1619 Ano 87

Sede histórica da Federação Espírita do Paraná chega aos quinze anos

novembro/2017 - Por Vera Lúcia Carrano de Oliveira

Foi em 30 de novembro de 2002, que a FEP inaugurou, oficialmente, sua Sede Histórica, em comemoração ao seu Centenário, após quatro anos de intenso trabalho de restauração e reforma do prédio, por muitos anos a segunda sede da Federação.

Prédio tombado pelo patrimônio municipal, por sua destacada antiguidade e beleza, obedeceu normas rígidas para a reforma.

Ao mesmo tempo, aconteceu o trabalho de restauração dos móveis, quadros, obras raras, por especialistas contratadas, assim como a pesquisa histórica para a montagem dos painéis, que compõem a exposição permanente, contendo a História da Instituição.

Surgindo a ideia da criação de uma Biblioteca Pública Espírita, para que funcionasse no mesmo ambiente, foi contratada uma Bibliotecária para assumir as responsabilidades do prédio e a organização da biblioteca.

O acervo foi se formando aos poucos. Os novos móveis foram projetados por arquiteta, com especial cuidado para que não descaracterizassem o mobiliário antigo existente e preservado.

O objetivo era compor um ambiente harmonioso que atendesse às duas funções estabelecidas para o prédio: abrigar a História da FEP e a biblioteca, inaugurada em 28 de fevereiro de 2004.

É uma biblioteca moderna, confortável, com ambientes agradáveis, totalmente informatizada, e com o objetivo de atender à comunidade espírita e não espírita, estudantes, pesquisadores, leitores de todas as idades, para consulta local.

Ainda naquele ano, foram inaugurados mais dois importantes ambientes, completando assim, toda a sua estrutura: em 29 de maio, a Biblioteca Infantil, um local instrutivo, colorido e encantador e, em 27 de novembro, a Videoteca, com espaço para grupos e com cabines individuais, onde os usuários têm a oportunidade de assistir e ouvir multimídias diversas do acervo.

Em 28 de fevereiro de 2016, por iniciativa da atual presidência da FEP, um novo serviço foi criado, a Visita Guiada. Nessa atividade, guias (membros da Diretoria, voluntários e funcionários), contam a História da Instituição, circulando entre os painéis e quadros expostos.

Durante cerca de uma hora, os visitantes têm a oportunidade de fazer um passeio por todos os ambientes, recebendo riquíssimas informações. Mergulham no passado e, muitas vezes, colaboram com informações valiosas. Alguns relembram com emoção, memórias vividas no antigo prédio.

No segundo ano de muito sucesso dessa atividade, um público de pouco mais de novecentas pessoas prestigiaram esse trabalho, tão especial para a FEP e gratificante para todos os guias.

Várias caravanas do Interior do Estado vieram especialmente para essa Visita: Campo Mourão/Cianorte, Maringá, Ponta Grossa, União da Vitória, além de Centros Espíritas de Curitiba e Região Metropolitana.

Vale destacar o empenho de todos os envolvidos no trabalho da Sede Histórica, para a preservação da memória da Instituição que, neste ano de 2017, completou, em 24 de agosto, 115 anos.

Para antigos trabalhadores, colaboradores e visitantes é emocionante poder olhar para trás, relembrar tantos fatos que, mesmo do passado distante, não se perderam ao longo dos anos.

A Sede Histórica representa, com excelência, o verdadeiro retrato de uma emocionante viagem que destaca o trabalho árduo de valorosos pioneiros. Hoje, ao enxergamos todo esse passado, sem dúvida, temos um grande incentivo para continuarmos na jornada do bem.

Fotos: acervo FEP

Assine a versão impressa
Leia também