Jornal Mundo Espírita

Novembro de 2020 Número 1636 Ano 88

Sebastião Lasneau – 120 anos de nascimento

novembro/2020

Neste mês, aniversaria o filho de Barra do Piraí. Espírita convicto, poeta, também dedicado ao jornalismo.

Nossa homenagem se concretiza na palavra do médium Raul Teixeira, que o psicografou e ofereceu ao Brasil extraordinária homenagem, historiando sua saga em versos, publicados ao ensejo das comemorações dos 500 anos de Brasil, em 2000, Exaltação ao Brasil.

No ano 1968, quando pertencia ao quadro da Mocidade Espírita Leôncio de Albuquerque, em Niterói-RJ, fui assistir a uma palestra da Semana Espírita de Niterói. 

O Centro Espírita estava repleto, muito calor. Fui para a porta do Centro onde estava fresco e, então, vi chegar um senhor cego, acompanhado por uma senhora, amiga dele.  Aí, ouvi um nome que, com muita euforia, alguém falou: “Lasneau! Chegou o orador!” 

Assim foi o meu primeiro encontro com Sebastião Lasneau.  Estava com 18 anos. No ano seguinte, março de 1969, soube da sua desencarnação, na sua cidade natal, no Vale do Paraíba.                          

Dois anos depois, estava na sessão mediúnica, quando ele chegou e me falou que precisaria do meu tempo para escrever. Assim foi até o acidente que me afetou o cérebro, em 2011.  Quando o vejo, ele me diz poesia, e me provoca emoção!     

Salve! Salve o meu amigo Sebastião Lasneau, nos seus 120 anos! Que Jesus o abençoe, Lasneau, meu amigo Poeta!

A biografia do homenageado pode ser encontrada em http://www.feparana.com.br/topico/?topico=713

Assine a versão impressa
Leia também