Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87
Sugestão de Leitura Envie para um amigo Imprimir

Saúde espiritual

março/2007 - Por Carlos Augusto de São José

O expressivo “Curriculum” acadêmico do autor e a complexidade dos capítulos abordados podem remeter à falsa idéia de ser um livro para poucos lerem. No entanto, a realidade é bem outra! São textos de fácil apreensão, pela simplicidade de que se revestem.

Não é assunto novo nem raro! Há a mancheias obras similares nas livrarias de nossas instituições e nas chamadas profanas, mas Alírio soube dar um “toque” didático e enriquecer as suas páginas, tornando-as atraentes e esclarecedoras, sem suprimir os aspectos evangélico-doutrinários no aprofundamento das questões.

O Livro dos Espíritos, O Evangelho segundo o Espiritismo e o Novo Testamento, na tradução de João Ferreira de Almeida, dão base ao alinhamento das idéias, com um sopro de elevação mística, sem comprometer as vertentes técnicas da matéria.

A curiosa imagem dos “espiritualistas materialistas”, encontrada no primeiro capítulo, aparentemente paradoxal, é deveras interessante, por chamar a atenção para os vícios de comportamento que flagramos em todos nós.

Em que pese sermos espiritualistas, por crermos em Deus, na Sua justiça e na imortalidade da alma, não deixamos de ser materialistas quando nos submetemos  aos excessos do consumismo às conveniências pessoais injustificáveis, às práticas morais discutíveis e aos sentimentos incompatíveis com a fé raciocinada.

Os demais capítulos trazem preciosos apontamentos sobre a “Gênese Espiritual das Doenças e da Saúde”, o “Processo Saúde-Doença”, “O Autoconhecimento”, “O Autodomínio” e, finalmente, “A Autotransformação”; num encadeamento primorosamente lógico, que faz dessa obra uma significativa contribuição à área dos males psicossomáticos, suas conseqüências e tratamento.

Em suas últimas páginas, o livro nos convida ao exame das terapias pelo amor, pela fé, pelo perdão, pela meditação e pela oração. Sem nos determos nas demais, a terapia pelo amor é um convite à reflexão sobre esse sentimento maior que move o Universo, por ser  o alimento principal do espírito, em sua essência.

O autor, sustentado em sua robusta formação científica, afirma: A ciência tem demonstrado que a prática do amor é tão extraordinária que produz endorfinas, substâncias produzidas no cérebro, analgésicos naturais, que podem suavizar e até eliminar a dor. Além da sua potente ação analgésica, ao serem liberados, estimulam a sensação de bem-estar, conforto, melhorando o estado de humor e alegria.

Saúde Espiritual está ao alcance de todas as inteligências, além de propiciar farto conjunto de subsídios aos estudiosos do assunto, em especial aos divulgadores da mensagem libertadora do Espiritismo.

Disponível na Livraria Mundo Espírita, na Praça Osório, 399, em Curitiba, tele-vendas (41) 3225. 2739, também podendo ser adquirido através a Livraria Virtual www.livrariamundoespirita.com.br.

Autor: Alírio de Cerqueira Filho
Publicação: EBM Editora

Assine a versão impressa
Leia também