Jornal Mundo Espírita

Janeiro de 2022 Número 1650 Ano 89

Rumo aos 120 anos – O quinto ano da 12ª década

Setembro 2016 – Agosto 2017

dezembro/2021

Atividades inéditas marcaram esse ano. Por exemplo, o Encontro Estadual de Multiplicadores do Curso de Qualificação do Trabalhador Espírita, em 5 e 6 de novembro de 2016, no Recanto Lins de Vasconcellos. Com coordenação de Sandra Della Pola, foram duzentos os participantes.

No mesmo mês e local, aconteceu o 6º Encontro Estadual de Evangelizadores, com Sandra Borba Pereira (RN) e Thays Cristiane da Luz (RS) na condução dos estudos.

Em dezembro, com entrada franca, a FEP ofereceu, em seu Teatro, homenagem ao Modelo e Guia, Jesus, com o Oratório de Natal – O Amanhecer do Cristo.

Foi nesse dezembro, dia 7, que Gerson Simões Monteiro, do Movimento Espírita do Estado do Rio de Janeiro, retornou ao palco espiritual.

Janeiro de 2017 trouxe agradáveis conquistas. Representantes do Instituto Municipal de Turismo visitaram a Sede Histórica, encantando-se com o cuidado nos detalhes, da construção à disposição dos painéis, quadros, documentos e obras raras.

No site oficial de turismo da Prefeitura, figurou a 19ª Conferência Estadual Espírita, com banner e texto explicativo.  Também a Sede Histórica passou a constar do folder bilíngue (português/inglês) que apresenta o roteiro turístico inter-religioso.

Lásaro Geraldo de Sousa, trabalhador espírita que peregrinou, colaborando em várias cidades, se translada para a Espiritualidade, em 22 de fevereiro.

E a primeira reunião do Conselho Federativo Estadual – CFE, em fevereiro, contou com ampla visita, com guias/cicerones, à Sede Histórica e Sede Administrativa da FEP, à Escola Profissional Maria Ruth Junqueira e ao Centro de Educação Infantil Dr. Adolfo Bezerra de Menezes. Para a grande maioria dos conselheiros, tudo era novidade.

Jesus e Vida: do que estamos falando? Campanha em defesa da Vida foi o assunto que permeou as reflexões dos participantes do 13º Encontro Confraternativo de Juventudes Espíritas do Paraná, de 25 a 28 de fevereiro, no Recanto.

Quando março chegou, o Jornal Mundo Espírita, pelos seus 85 anos, lançou sua versão digital, disponibilizando-a no site federativo, também enviada a assinantes e cadastrados.

De 17 a 19, a Conferência Estadual Espírita levou para o Centro de Convenções Expotrade, em Pinhais, milhares de pessoas, que acompanharam as temáticas envolvendo Os 160 anos de Espiritismo na Terra, alusivas ao lançamento de O Livro dos Espíritos. Revezaram-se, na tribuna, Alberto Almeida, Divaldo Pereira Franco, Haroldo Dutra Dias e Sandra Della Pola.

A Comunicação Social Espírita inovou, gravando entrevistas com conferencistas e convidados, material postado no site https://conferenciaespirita.com.br/ e publicações no Jornal Mundo Espírita.

Homenagem a Divaldo Pereira Franco, pelos seus 70 anos de Oratória foram prestadas com projeção de vídeo e placa, entregue pelo presidente da FEP, Adriano Lino Greca.

Para Raul Teixeira, as emoções ficaram por conta do lançamento do segundo volume do livro Vida e Valores, recebido um exemplar, das mãos do presidente da FEB, Jorge Godinho Barreto Nery.

Nos dias anteriores, conferencistas peregrinaram pelas Inter-Regionais, oferecendo a sua palavra.

O ENCORAJE – Encontro Regional de Amigos Jovens Espíritas, em Cascavel, nos dias 29/30 de abril a 1º de maio se realizou em Cascavel, com quase uma centena de jovens da Inter-Regional Oeste (10ª, 13ª e 17ª UREs).

O início de maio, de 5 a 7, encontrou a Diretoria Executiva da FEP, com suas coordenadorias, no Rio de Janeiro, para a reunião anual da Comissão Regional Sul. Emocionante foi a visita à Sede Histórica da FEB, que encantou com sua imponente escadaria, a sala das reuniões mediúnicas do Grupo Espírita Ismael, a mesa onde foi assinado o Pacto Áureo.

A equipe foi recebida, ainda, no Remanso Fraterno, pelo especial carinho de Raul Teixeira e voluntários, dedicando uma tarde para tudo conhecer, da Catedral de Bambu, marco inicial do complexo a todas as construções.

De maio a outubro, as viagens aconteceram pelo Estado, para as reuniões das Inter-Regionais Centro, Norte, Noroeste, Oeste e Leste, enfocando Consciência Espírita.

Grande comemoração lotou o Teatro da FEP, em 24 de maio, pelos 25 anos do Programa Momento Espírita. Houve apresentação de músicas, vídeo sintetizando o quarto de século alcançado, lançamento do CD v. 31, Momento Espírita ao Vivo e sessão de autógrafos, com Paulo Roberto Oliveira.

Nesse maio, a desencarnação alcançou a 1ª URE, levando para as bandas espirituais a trabalhadora Izaura Alpendre Daher, no dia 26.

Vídeo dos 115 anos da FEP foi remetido às Casas Espíritas do Estado e a 24 de agosto, no auditório da Sede Histórica, aconteceu celebração do Evangelho, com conselheiros, presidentes e vices das UREs, amigos e voluntários da Federativa.

Nancy Westphalen Correa emocionou com as recordações de tempos passados, ao lado de José Virgílio Góes. Marcante a presença de João de Mattos Lima, conselheiro honorário do CFE.

Foi a culminância de um mês de comemorações, com palestras no Teatro da FEP com os convidados Luis Mauricio Resende (Ponta Grossa/PR), Cezar Braga Said (Nova Iguaçu/RJ), André Trigueiro (Rio/RJ).

A oportunidade demarcou o lançamento do PENCARD do Momento Espírita, com 436 textos dos 30 CDs editados.

Ampliando os esforços de aproximação da instituição com a comunidade, João Edson Alves, pela FEP, foi um dos formandos do Programa Pacificar é Divino, do Tribunal de Justiça do Paraná.

A 15ª URE rejubilou-se com a fundação do Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, a 31 de agosto, em Paulo Frontin.

E em reunião do CFE de maio e agosto, duas Casas Espíritas se unem ao rol das filiadas: Centro Espírita Antônio de Pádua, de Ponta Grossa e Sociedade Espírita Allan Kardec, de Figueira.

Assine a versão impressa
Leia também