Jornal Mundo Espírita

Novembro de 2021 Número 1648 Ano 89

Rumo aos 120 anos – O primeiro ano da 12ª década Agosto 2012 – Agosto 2013

agosto/2021

A partir desta edição, inaugura-se esta coluna, no intuito de sintetizar o afanoso labor da Federação Espírita do Paraná – FEP, rumo aos seus 120 anos de existência.

O Recanto Lins de Vasconcellos é palco de intensas atividades, a partir do segundo semestre de 2012. Nos dois primeiros dias de setembro, recebe os participantes do 4º Encontro Estadual de Evangelizadores, com coordenação de Sandra Borba Pereira e Cláudia Farache, ambas de Natal, RN.

Em 29 e 30, o 8º Encontro Estadual da Comunicação Social Espírita, com Merhy Seba, de Ribeirão Preto/SP, na condução dos trabalhos. Paulo Roberto Oliveira e Marcelino Mores Filho apresentam dois programas ao vivo do CD volume 22 do Momento Espírita e o Coral do Centro Espírita Ildefonso Correia abrilhanta o evento, com execução de peças de elevado encanto.

Em 8 de dezembro, a Diretoria Executiva da FEP oferece treinamento aos presidentes das UREs, membros do Conselho Federativo Estadual – CFE, diretores de departamentos e coordenadores de áreas da FEP.

O Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro passa a operar em suas novas instalações em 9 de setembro, no Jardim Botânico. Além da internação integral, oferece atendimento no Hospital-Dia SUS; Clínica-Dia Abibe Isfer; Clínica-Dia AD Borges; Ambulatório; Centro de Atenção Psicossocial para Transtornos Mentais (CAPS II) e Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Outras Drogas (CAPS AD).

Em significativa cerimônia, a 18 de setembro foram transladados para o Recanto Lins de Vasconcellos, em Balsa Nova, os restos mortais de Lins de Vasconcellos. Um culto ao ar livre, no Bosque das Araucárias, sagrou o momento, que contou com a presença de João de Matos Lima, memória viva do Movimento Espírita no Paraná.

O ciclo das Inter-Regionais 2012 encerrou-se em 21 de outubro, com a realização da Inter-Regional Leste, no Teatro da FEP, com 419 participantes.

Para o novo ciclo, a temática que ganha corpo é Espiritizar, Qualificar, Humanizar, para as Inters Oeste, Norte, Noroeste, Centro e Leste.

A Biblioteca Espírita de Obras Raras da FEP recebe especial presente de Leandro Ramos de Souza, Le Livre des Médiums, edição de 1861, enriquecendo o acervo. A preciosidade merece artigo de Enrique Eliseo Baldovino na edição de janeiro de 2013, do Jornal Mundo Espírita.

A FEP vai a Niterói, em 15 de novembro, prestar homenagem a Raul Teixeira, entregando-lhe placa alusiva à sua atividade de 37 anos pelo Paraná, impossibilitado agora, pelo AVC que o acometeu em 2011.

Participaram da comitiva o presidente e dois vices, Luiz Henrique da Silva, Francisco Ferraz Batista, Reginaldo Araújo; a assessora de Comunicação Social Espírita, Maria Helena Marcon; o diretor do departamento de Expansão do Movimento Espírita, José Virgílio Góes e Marco Antonio Negrão, gerente geral.

Para as comemorações natalinas, evocando a figura do Excelso Mestre, o Setor de Artes oferece Oratório de Natal, no Teatro da FEP, com entrada franca, na noite de 16 de dezembro, com repertório nacional e internacional.

Inicia-se 2013 e os Encontros Regionais de Juventudes acontecem no período de 9 a 12 de fevereiro: 18ª Confraternização das Mocidades Espíritas de Londrina – CONMEL; 9º Encontro Espírita de Verão – EEV; 8º Encontro de Juventudes Espíritas – ENJUVESP e 10º Encontro Regional de Jovens Espíritas – ENCORAJE.

A 15ª Conferência Estadual Espírita, de 8 a 10 de março, traz para o Centro de Convenções Expotrade, em Pinhais, Alberto Almeida, Divaldo Pereira Franco, Haroldo Dutra Dias, Sandra Borba Pereira, Sandra Della Pola e Suely Caldas Schubert, com a temática Amanhecer de uma Nova Era.

A presença de Raul Teixeira, ausente desde seu AVC, é saudada com demorados e entusiásticos aplausos pelo público, atestando, dessa forma, a sua gratidão, saudade e alegria.

Doze cidades do Interior e Litoral recebem a palavra dos conferencistas, além de Alessandro Viana Vieira de Paula e Iris Sinoti.

A Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz, em Curitiba, completa seu centenário a 11 de abril. Em julho, lacra uma cápsula do tempo, com recordações do ano em curso e previsão de sua abertura, em 2063.

O Programa Radiofônico Momento Espírita completa sua maioridade em maio e avalia os benefícios alcançados, lançando o 11º livro de textos e os CDs volumes 24 e 25.

Maio assinala a aprovação, pelo CFE, do Projeto de Qualificação do Trabalhador Espírita, que visa assegurar a fidelidade aos princípios espíritas, promover a qualificação do trabalhador espírita e a conscientização do seu papel no Movimento Espírita, contemplando Curso para Formação de Multiplicadores, com carga horária de 60 horas, sequencial implantação nas UREs e cursos para cada área.

Completa seu primeiro ano o Momento Lúdico, atividade conjunta do Centro de Estudos e Pesquisas Espíritas – CEPE e o Departamento de Orientação à Infância e Juventude – DIJ/FEP, realizado aos domingos, na Biblioteca Infantil, concomitante à palestra pública, no Teatro da FEP.

Novas filiações ocorrem: Grupo Espírita Maria de Magdala, de Maringá (7ª URE); Centro Espírita e Posto de Assistência Cascata de Luz, de Castro (2ª URE) e Centro Espírita Luz e Verdade, de Paranavaí (8ª URE).

Nesse primeiro ano, como parte do seu Plano de Desenvolvimento 2014 – 2023, cujo delineamento se iniciou no mês de julho, em reunião extraordinária do CFE, a FEP adota o slogan Unidos para construir o Futuro.

Assine a versão impressa
Leia também