Jornal Mundo Espírita

Outubro de 2021 Número 1647 Ano 89

Rumo aos 120 anos – O terceiro ano da 12ª década

Setembro 2014 – Agosto 2015

outubro/2021

O terceiro ano dessa década se torna de difícil síntese, face às atividades federativas, que se intensificam, sempre mais.

Setembro é o mês que assinala, a 27, a instalação da 21. URE, em Telêmaco Borba, como desmembramento da 2ª URE, com cinco centros espíritas filiados e um não filiado, com abrangência regional para os municípios de Arapoti, Imbaú, Jaguariaíva, Piraí do Sul, Sengés, Telêmaco Borba e Ventania.

É nesse mesmo mês, que se transfere para a Espiritualidade, Nestor João Masotti, 15º presidente da FEB, no dia 3. Três dias depois, o seguiu o trabalhador da cidade de Sertaneja, fundador da Casa Espírita Dr. Bezerra de Menezes, Antônio Bordini.

O Programa Momento Espírita é destaque, no jornal Gazeta do Povo, em comemoração aos 30 anos da emissora Ouro Verde, em 12 de outubro.

Ainda em outubro, o primeiro vice, Adriano Lino Greca, representa a FEP, na reinauguração da Capela da Reitoria da Universidade Federal do Paraná, em espaço inter-religioso.

Novembro assinalou a realização do 5º Encontro Estadual de Evangelizadores, nos dias 15 e 16, com Sandra Borba Pereira, de Natal/RN e Miriam Masotti Dusi, da Área de Infância da FEB.

Encerrando as atividades comemorativas aos seus 112 anos, a FEP promoveu Jornada Doutrinária, a partir de 20 de novembro, que envolveu as cidades de Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava, com Alessandro Viana Vieira de Paula, acompanhado de Raul Teixeira.

A atividade programada para Curitiba não pôde contar com Alessandro, por conta de dificuldade de saúde, que lhe obrigou o retorno a sua cidade. Foi substituído por Maria Helena Marcon, no Teatro da FEP, no domingo, 23.

Presente, Raul Teixeira recebeu, das mãos do presidente, Luiz Henrique da Silva, placa comemorativa aos seus 40 anos de atividades espíritas, 37 deles com ação ininterrupta no Estado do Paraná.

Nesse novembro, dia 7, Javier Salvador Gamarra se translada para os arraiais do mundo espiritual.

Em dezembro, em louvor ao Cantor Incomparável, o Setor de Artes da FEP e o Coral do Centro Espírita Ildefonso Correia – CEIC promovem, dias 13 e 14, Oratório de Natal, lotando as dependências do Teatro.

2015 se anuncia feliz mas, o primeiro mês arrebata a conferencista e escritora espírita, Marlene Rossi Severino Nobre, na tarde do dia 5.

O Conselho Federativo Estadual, em reunião extraordinária, elege, para o mandato de dois anos, os quatro membros, que se integrarão ao presidente e vices, no Comitê de Assuntos Econômico-Financeiros – CAEF, criado em maio de 2014.

 

Em fevereiro, 11, desencarna um dos fundadores do Lar Anália Franco, de Cambará, Humberto Marcolin.

A 24, parte Maria da Luz Silva Pedroso, Luzita, grande servidora do bem, que deixou pegadas de luz, em Rolândia, onde atuou, sobremodo.

A nota de alegria, nesse mês, foram as comemorações ao Cinquentenário da 2. União Regional Espírita, iniciadas dia 6, em Ponta Grossa. Suely Caldas Schubert foi a palestrante convidada para abrilhantar dois momentos de estudo.

Em março, 14, Adilson Valdir Baroncelli, trabalhador de destaque da 8. URE, faz sua viagem de retorno à pátria espiritual, deixando saudades.

Nesse mesmo mês, acontecem pelas Inter-Regionais os Encontros de Juventudes Espíritas: ENCORAJE (Oeste); ENJUVESP (Noroeste), de VERÃO (Metropolitana), CONMEL (Norte), envolvendo os jovens em estudo, reflexões e alegre confraternização, nos dias carnavalescos.

Também foi o mês de recordar os 30 anos da inauguração da Sede Administrativa da FEP, na Alameda Cabral, anteriormente funcionando no prédio da Saldanha Marinho, atual Sede Histórica e, a 31, as sete operosas décadas do Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro, fundado em 1945, com o nome de Sanatório Bom Retiro.

A 17. Conferência Estadual Espírita, de 13 a 15, foi marcada pela presença de caravanas de 14 Estados, 144 cidades e duas do Exterior e por transmissões pela FEBTV, TVICEB e Rádio Fraternidade. Foram conferencistas Alberto Almeida, Divaldo Pereira Franco, Haroldo Dutra Dias e Sandra Borba Pereira.

Homenageando o Sesquicentenário de O Céu e o Inferno, a FEP lança, com apoio dos Correios, selo comemorativo e cartão postal.

E não faltam lançamentos para abrilhantar o evento: Roteiro de Luz – Europa 2013, obra inédita, que retrata, em 518 páginas, a Jornada Europeia de Divaldo Pereira Franco, de maio a junho de 2013, por vinte e sete cidades de dezoito países.

Momento Espírita lança seu 27º CD, 15 textos especialmente dedicados à educação, relacionamento pais e filhos, a celeste dádiva dos filhos.

Um dos fundadores e primeiro presidente da Associação Brasileira de Magistrados Espíritas – ABRAME, e seu primeiro presidente, Zalmino Zimmermann, parte em maio, dia 19.

No mês de junho, durante a Jornada Espírita em Cartagena de Índias, na Colômbia, é lançada a obra traduzida por Wido Mardini, do original publicado pela FEP: Joanna e Jesus, uma história de amor, de Cezar Braga Said e Divaldo Pereira Franco.

Esse ano assinala, por aprovação unânime do Conselho Federativo Estadual, a filiação do Centro Guarapuavano de Estudos e Práticas Espíritas – CGEsPE, enriquecendo o rol dos Centros Espíritas da 12. URE.

Com a casa cheia, em clima de nostalgia, a FEP comemora seu 113º ano de existência, com discurso do primeiro vice, Adriano Lino Greca, apresentação do Setor de Artes e Momento Espírita ao Vivo, com Paulo Roberto OIiveira, seu locutor, há 23 anos, para o lançamento do CD volume 28.

Na mesma oportunidade, sempre inovando, a FEP oferece ao público, através da Livraria Mundo Espírita, o DVD Momento Espírita – Animação.

Assine a versão impressa
Leia também