Jornal Mundo Espírita

Abril de 2020 Número 1629 Ano 88

Roteiro da fraternidade

novembro/2014 - Por Mary Ishiyama

Todos os trabalhos realizados em beneficio do próximo têm suas fundações muito bem alicerçadas no plano espiritual.

Assim foi com o idealizado e levado a efeito por José Raul Teixeira e um grupo de companheiros da Sociedade Espírita Fraternidade (SEF) em Niterói, Rio de Janeiro.

Falamos do Remanso Fraterno, Departamento dessa Instituição, localizado em Várzea das Moças, região metropolitana de Niterói. Fundado em 20 de março de 1988, atendendo a comunidade carente, foi crescendo de forma paulatina e constante. Em 19 de dezembro de 1993, foi inaugurado o Prédio da Administração, em 18 de dezembro de 1994, o do Setor de Saúde, e em 26 de agosto de 1996, o do Setor de Educação.

Sentida a necessidade de uma escola de período integral, em 1º de junho de 1998, foi inaugurado o Núcleo Educacional Professora Clélia Rocha; em 2 de fevereiro de 2002, a Creche Comunitária Professora Clélia Rocha, em parceria com a Prefeitura Municipal de Niterói, constituindo-se o Remanso, a partir de 2013, em uma entidade de Assistência Social de Proteção Social Básica.

Sua finalidade é de colaborar para que crianças e adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social possam se desenvolver de forma sadia e equilibrada, moral, social e intelectualmente.

Hoje são duzentas e dez as crianças matriculadas na escola, na faixa de três a onze anos de idade, doze ex-alunos inscritos em atividades no contraturno escolar, aproximadamente quarenta crianças e jovens inscritos nas atividades aos sábados pela manhã. Ao todo são cento e oitenta famílias atendidas, inclusive na área de Promoção Social e Saúde.

Em 30 de novembro de 2013, foi inaugurada a nova sede da Diretoria de Assistência Social, abrigando o Projeto Acolher é Transformar e as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Os trabalhadores dessa grande obra, um oásis em meio ao verde da mata, árvores frutíferas e flores, lembram da mensagem recebida na SEF, em abril de 1988, do Espírito Joannes: Nossos Maiores e nós, igualmente, estamos empenhados na mais ativa realização fraternal e operosa em nosso Remanso, amparados pelo Pensamento do Cristo, na ação de vários dos seus Emissários.

(…) Não se abatam ante quaisquer empeços ou delongas, nessa ou naquela providência.

(…) Não lhes faltarão a assistência do Mais Além (…). Alimentem, assim, com clareza, conhecimento e amor, os nossos pequenos que, em breve, se multiplicarão, ofertando, todos, a Jesus, o tempo, os conhecimentos e o amor, cooperando com a paz do mundo.

Já se sabia que a tarefa seria árdua, mas que Jesus não faltaria, nem mãos operosas de encarnados. Em 2013, nosso querido Raul Teixeira sofreu um AVC, o que resultou em grande dificuldade para o Remanso, visto que toda a arrecadação das vendas de suas obras mediúnicas sempre foi direcionada para a manutenção dessa abençoada obra assistencial e o grande volume de vendas se fazia quando de suas palestras e seminários pelo Brasil e Exterior.

Amigos se colocaram à disposição de Raul e da SEF no sentido de auxiliar a manutenção, cada um a seu modo. Alessandro Viana Vieira de Paula, vinculado ao Centro Espírita Allan Kardec, em Itapetininga-SP, amigo e profundo conhecedor das obras de Raul que, desde uns cinco anos antes proferia palestras e propagava os livros mediúnicos, foi um deles.

Conta ele: Quando Raul estava na região de Itapetininga, eu ficava responsável pelos livros e por levá-lo aos locais das palestras. Quando encerrava o ciclo, os livros que não haviam sido vendidos, ficavam comigo. Certa ocasião, pedi-lhe autorização para vender os livros em minhas palestras (trabalho que realizo há quinze anos), o que foi autorizado. A ideia era divulgar o conteúdo doutrinário dos livros psicografados por Raul Teixeira. Particularmente, gosto muito da forma como Camilo, Ivan de Albuquerque e Francisco de Paula Vítor expõem os assuntos, mantendo a fidelidade doutrinária.

Depois, ele teve o AVC e continuei a oferecer seus livros em minhas palestras, o que tem ajudado o Remanso Fraterno, pois todo direito autoral dos livros vai para essa entidade.

Tive a alegria de conhecer o movimento espírita do Paraná. Já estive em Pato Branco, Matinhos, Ponta Grossa, Guarapuava, Curitiba, Campo Mourão, Londrina e Maringá. No Estado de São Paulo, foram dezenas as cidades visitadas e, no Rio de Janeiro, estive em Niterói, Barra Mansa e Rio Bonito.

Os resultados são bons porque, repito, posso manter acessível ao público das palestras as obras de Raul Teixeira, que é muito querido em nosso movimento espírita, o que torna seus livros bastante procurados.

Nesse Roteiro da Fraternidade, Raul e Alessandro estarão no Paraná, nos dias 20.11 (Foz do Iguaçu), 21.11 (Cascavel), 22.11 (Guarapuava), fechando o ciclo no dia 23.11, em Curitiba no Teatro da FEP. Alessandro fará as palestras e Raul estará disponível para os autógrafos, os cumprimentos e o sorriso de sempre.

Que todos os irmãos do Paraná possam se solidarizar nessas atividades, assistindo as palestras, o seminário do domingo, em Curitiba, adquirindo as diversas obras de Raul Teixeira, mesmo que as possuam em sua biblioteca.

Aproveitemos para substituir os livros mais antigos, ou adquirir para a biblioteca da Casa Espírita ou presentear amigos.

Assine a versão impressa
Leia também