Jornal Mundo Espírita

Janeiro de 2020 Número 1626 Ano 87

Rivail na dramaturgia

março/2014 - Por Maria Helena Marcon.

Une Passion de Salon – Uma Paixão de Salão, é uma peça teatral de autoria de Denisard Hypolite Léon Rivail (1804 – 1869) e Léonard Joseph Urbain Napoléon Gallois (1815-1874), que assinaram a obra com os seus nomes abreviados, H. Rivail e N. Gallois.

Gallois foi historiador e bibliógrafo, com diversas obras publicadas, algumas delas com tradução para vários idiomas, cujas reedições continuam até hoje. Publicou, entre outras, em 1854-1855, Théâtres et Artistes Dramatiques de Paris (Teatros e Artistas Dramáticos de Paris) e, em 1867, Biographie Contemporanie des Artistes du Théâtre Français (Biografia Contemporânea dos Artistas do Teatro Francês).

Como coautor, o professor Rivail, autor de obras na área da educação. Segundo o historiador e escritor Eduardo Carvalho Monteiro, Rivail costumava assinar D.H.L. Rivail.

Essa obra se encontrava esgotada há mais de um século e foi obtida mediante pesquisa empreendida por Eduardo Carvalho Monteiro e Jorge Damas Martins, com tradução pelo biógrafo Stenio Monteiro de Barros, publicada pelo Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro – CCDPE – ECM, em 2012, contendo fac-símile da edição francesa de 1846.

É uma comédia leve e divertida, em um ato, representada pela primeira vez, no Teatro de Entretenimento e Comédia, Paris, em 22 de dezembro de 1845.

Exemplar da obra se encontra na Biblioteca da Federação Espírita do Paraná, em Curitiba, PR.

Assine a versão impressa
Leia também