Jornal Mundo Espírita

Junho de 2019 Número 1619 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

Reuniões das Inter-Regionais Norte e Noroeste

agosto/2015

Inter-Regional Norte

Na sequência do Ciclo 2015 das Inter-Regionais, com o tema Implantando o Reino de Deus na Terra, a equipe da FEP esteve em Londrina e Maringá.

Em junho, com a coordenação geral de Maria Aparecida Leite dos Santos, secretária da Inter-Regional Norte, o evento foi no Centro Espírita Nosso Lar, que se fez anfitrião das reuniões com os Presidentes das UREs (4ª Bandeirantes – Dorival da Silva; 5ª Cornélio Procópio – José Gonçalves de Rezende Neto; 6ª Apucarana – Ilda da Rocha Carlesse e 16ª Londrina – Marinei Ferreira de Rezende) e respectivos Centros Espíritas no sábado, 20 e reuniões setoriais, no domingo, 21.

No sábado, cerca de quarenta representantes de vinte e um centros espíritas de onze cidades marcaram presença ativa: Apucarana, Bandeirantes, Cambé, Cornélio Procópio, Faxinal, Ibiporã, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Londrina, Rolândia e Santo Antonio da Platina.

Na abertura, o Coral Espírita Nosso Lar, sob a regência de Marinei Ferreira de Rezende apresentou duas músicas. A prece foi proferida por Luiz Cláudio Assis Pereira, membro do Conselho Federativo Estadual – CFE e o diálogo se fez, a partir da abordagem de Luiz Henrique da Silva, presidente da FEP.

Os coordenadores das equipes da FEP relataram, em breves minutos, os seminários em desenvolvimento nas UREs, a participação em eventos nacionais, apresentando ainda itens principais a serem tratados nas setoriais, no domingo.

Destaque-se a fala de Sóstenes Carvalho Cornélio, do Setor de Unificação, que iniciou indagando: Onde fica o setor da Unificação? E, após ouvir várias referências, enfatizou: O setor da Unificação fica dentro de nós, não é um setor físico, não é um setor geográfico. O trabalhador da Unificação realiza sua tarefa onde se encontra.

E, convidando a todos a um mais intenso trabalho, deixou no ar a indagação: Qual o avanço da filiação de centros espíritas de 2010 a 2015 e por que isso está estagnado?

 

Inter-Regional Noroeste

Noite fria de 4 de julho. Local: Recanto Somos Todos Irmãos, em Maringá. UREs envolvidas: 7ª – Maringá – Vitor Hugo Freitas de Almeida; 8ª – Paranavaí – Maria Rita de Lima Sousa (1º vice-presidente); 9ª  – Umuarama – Edgar Virgilino (2º vice-presidente); e 11ª  – Edson Mundin Ferreira, tendo como secretário da Inter-Regional, Sérgio Castelão Pinheiro.

As presenças calorosas, os tantos abraços, a alegria de muitos encontros e reencontros foram as notas em destaque nessa noite em que presidentes e diretores de vinte e quatro centros espíritas, de dezoito cidades se reuniram: Altonia, Campo Mourão, Colorado, Cruzeiro do Sul,Goioerê, Itambé, Marialva, Maringá, Nova Esperança, Paiçandu, Paranacity, Paranavaí, Peabiru, Santa Fé, Santa Isabel do Ivaí, Sarandi, Terra Boa, Terra Rica.

À prece inicial do membro do CFE Lannes Boljevac Csucsuly, seguiu-se a fala do presidente da FEP e as apresentações das atividades das setoriais da FEP.

Em ambas as Inter-Regionais, se fez, com amplo sucesso, o lançamento do CD Momento Espírita – Trilhas, v.27.

A URE anfitriã se esmerou nos detalhes, em recepção atenciosa, o que permitiu que as atividades do domingo, 5 de julho, que reuniram mais de trezentas pessoas, alcançassem pleno êxito. A Livraria itinerante teve esgotados todos os volumes Momento Espírita, Trilhas (2, 8, 9, 10, 11, v.1 Especial, 26 e 27).

Nessas reuniões com as lideranças, nota-se a importância da participação ativa, com perguntas instigativas, elucidação de dúvidas e orientações gerais, o que tem se constituído estímulo a presidentes e trabalhadores em geral, que se sentem renovados pelas experiências compartilhadas, verificando que todos estão dando muito de si, a bem do Movimento Espírita, que seu esforço, por menor seja a sua célula espírita ou sua cidade, tem subido valor. Afinal, a Seara é única e o Senhor é um só.

Prossigamos Unidos para construir o futuro.

 

Fotos da Inter Norte: Marco Hissatomi

Fotos da Inter Noroeste: Orlando Alves Martins

Assine a versão impressa
Leia também