Jornal Mundo Espírita

Agosto de 2019 Número 1621 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

Reunião Inter-Regional Norte

dezembro/2007 - Por José Miguel Silveira

Resultado altamente positivo. Este foi o comentário geral dos companheiros espíritas consultados a respeito do trabalho realizado pelas Uniões Regionais Espíritas (URE’s) que integram a Inter-Regional Norte. A Reunião, planejada em conjunto com a Diretoria Executiva da Federação Espírita do Paraná (FEP), formado por Maria Helena Marcon, Francisco Ferraz Batista e Luiz Henrique da Silva, além de Karina Greca e Marco Antônio Negrão, respectivamente, Diretores dos Departamentos de Orientação à Infância e Juventude – DIJ e de Orientação ao Serviço Social Espírita da FEP, proporcionou momentos de confraternização, alegria e descontração, como também muita informação, esclarecimento e fortalecimento do Movimento Espírita.

Atendendo a uma antiga solicitação das Entidades Espíritas em aproveitar o sábado que antecede o treinamento do domingo para um momento de maior aproximação, testado pela primeira vez o ano passado em Jacarezinho, o grupo se reuniu nas dependências do Centro Espírita Nosso Lar, de Londrina. Ali, cerca de 50 trabalhadores vinculados a 21 Entidades Espíritas foram recepcionados por Cláudia Rojas, anfitriã e Presidente da 5ª URE (Londrina), representando os confrades presentes José Aparecido Sanches (4ª URE, Jacarezinho) e Alan Kardec Moreira (6ª URE, Faxinal), e Juvenal de Abreu Silva, Presidente do C. E. Nosso Lar. Vários assuntos foram abordados relacionados à unificação e união dos trabalhadores e, entre eles, o que suscitou maior discussão foi sobre o livro espírita. Há, atualmente, um grande apelo comercial de editoras na exploração das palavras “Espírito” e “Espiritismo”, devendo-se, assim, ter um cuidado maior, principalmente em relação às obras ditas de origem mediúnica. Ao final da reunião cada instituição presente recebeu um exemplar atualizado do impresso Orientação ao Centro Espírita, publicado pela Federação Espírita Brasileira.

Fica a certeza que, em 2008, em algum lugar da 6ª URE estaremos novamente reunidos.

No domingo, 21, pela manhã, o Anfiteatro do Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual de Londrina recebeu um público de aproximadamente 250 pessoas, de 20 municípios (Alvorada do Sul, Apucarana, Arapongas, Assaí, Bela Vista do Paraíso, Borrazópolis, Cambé, Cornélio Procópio, Faxinal, Grandes Rios, Ibiporã, Jacarezinhjo, Jaguapitã, Jataizinho, Joaquim Távora, Londrina, Rolândia, Santo Antonio da Platina, Sertaneja e Sertanópolis) totalizando 42 Centros Espíritas. Maria Helena Marcon iniciou os trabalhos com o seminário geral “Refletindo com Kardec”; posteriormente, o grupo se subdividiu nos seminários setoriais coordenados por Francisco e Luiz Henrique (“O Pensamento Kardequiano na Organização da Casa Espírita” – área administrativa/institucional); Maria Helena (Instruções de Kardec ao Movimento Espírita” – área doutrinária/difusão); Karina (“Evangelizar é espiritualizar o porvir” – área de infância e juventude); e Marco Antônio (“Caridade, a lei de justiça e amor em ação” – área do serviço social espírita).

Astolfo Olegário de Oliveira Filho, Terezinha Demartino e Gilberto Jalbas Campos, de Londrina; Pedro Garcia, de Arapongas; Abigail Silveira, de Cornélio Procópio; Vera Tamayo, de Ibiporã; Cairbar e Terezinha Gonçalves, de Cambé; Joaquim e Célia Camargo, de Rolândia; Janaína Dalla Costa, de Apucarana; e muitos amigos e trabalhadores da seara espírita contribuíram para que o evento fosse coroado de amizade e paz.

Assine a versão impressa
Leia também