Jornal Mundo Espírita

Abril de 2020 Número 1629 Ano 88

Reunião do Conselho Federativo Nacional – CFN

janeiro/2014 - Por Adriano Greca

Realizou-se nos dias 8, 9 e 10 de novembro a Reunião Ordinária do CFN, criado em consequência do Pacto Áureo, assinado em 5 de outubro de 1949, e que é o órgão de Unificação e da Organização Federativa da Federação Espírita Brasileira – FEB.

O Paraná foi representado pelo presidente da Diretoria Executiva, Luiz Henrique da Silva e dos vice-presidentes, Francisco Ferraz Batista e Adriano Lino Greca.

Na ocasião, como marco inicial das comemorações dos 130 anos da Federação Espírita Brasileira, aconteceu a inauguração do Espaço Cultural FEB, com a exposição A vida e a obra de Chico Xavier, com telas retratando o espírita mineiro, manuscritos de Kardec e peças sobre a história da FEB.

As telas sobre Chico Xavier vieram do Memorial do Centro Espírita Luiz Gonzaga, de Pedro Leopoldo, MG. O material do Codificador é resultado de convênio assinado entre a FEB e o Instituto Canuto Abreu. Há máquinas impressoras da antiga gráfica da FEB e muitos outros objetos empregados por presidentes da FEB.

Ainda na manhã do dia 8, aconteceu a cerimônia de apresentação da foto de Nestor João Masotti, na galeria de fotos dos presidentes da FEB.

Na pauta da reunião, importantes deliberações para todas as áreas do CFN, com destaque para a criação da Área de Estudo do Espiritismo, que amplia a visão sobre o estudo da Doutrina Espírita, englobando em um mesmo núcleo todos os estudos sistematizados, sejam eles das obras básicas ou de obras complementares;  na área do DIJ, a aprovação do documento Diretriz para ações da juventude espírita no Brasil;  na área de Comunicação Social Espírita, a proposta de elaboração de um Plano Nacional de Comunicação Social Espírita e a aprovação da proposta de elaboração da campanha, agora nacional, Comece pelo Começo.

Também foi apreciado e aprovado o Plano de Trabalho para o Espiritismo na Arte.

A reunião do CFN contou com a visita do médium Divaldo Pereira Franco, que se dirigiu às lideranças do Movimento Espírita ainda no segundo dia e trouxe, no encerramento, no dia 10, através de sua mediunidade, a palavra sempre paternal e esclarecedora do Espírito Bezerra de Menezes.

Divaldo ainda proferiu palestra pública na tarde de domingo, 10, no Auditório Pedro Calmon, no Quartel General do Exército, ocasião em que se realizou o lançamento do Movimento Você e a Paz, para o ano de 2014.

Assine a versão impressa
Leia também