Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87

Reunião do Conselho Federativo Estadual – CFE

julho/2019 - Por Jaqueline Ribeiro

Maio, 25, teve lugar a reunião no Recanto Lins de Vasconcellos. A parte da manhã foi destinada à fala das áreas da FEP, cujos coordenadores trouxeram notícias da Reunião da Comissão Regional Sul, realizada em abril, em Porto Alegre, com as Federativas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

O presidente da FEP, Adriano Lino Greca, destacou a importância dos presidentes das UREs repassarem essas informações, nos Conselhos Regionais Espíritas – CREs, reforçando assim o sentimento de Unificação.

Foram trazidas, ainda, notícias da primeira Inter-Regional de 2019, em Marechal Cândido Rondon, e reflexões sobre o documento nacional de Sustentabilidade do Movimento Espírita.

Concomitantemente, ocorreram reuniões do Departamento de Orientação à Infância e Juventude – DIJ e da Área de Atendimento Espiritual na Casa Espírita – AECE.

 

Participações especiais

Na parte da manhã, os 20 Coordenadores do AECE/UREs.  Na parte da tarde, foram os integrantes da Caravana Lins de Vasconcellos,  que representarão o Paraná na Confraternização Brasileira de Juventudes Espíritas – CONBRAJE NACIONAL.

Participar do CFE foi uma grande honra para todos os jovens. Pudemos acompanhar de perto a importância da antecedência para a tomada de decisões e o envolvimento dos conselheiros no planejamento financeiro e como ocorre a definição do tema da Conferência Estadual Espírita. Alguns de nós auxiliamos na contagem dos votos. Consideramos este um momento muito especial, relatou Stephanie Munhoz, uma das representantes da URE Metropolitana Oeste na Caravana.

Presente também a Presidente da Federação Espírita da Bolívia, Roxana Jauregui Paz, que manifestou gratidão  pela oportunidade de ter acesso a informações que poderá aplicar na Bolívia.

Relatou, de forma breve, sobre o Movimento Espírita em seu país, destacando a forte atuação de brasileiros. Segundo Roxana, até 2017, todos os presidentes daquela Federativa eram brasileiros. Atualmente, o país conta com cinco Casas Espíritas e dois grupos em desenvolvimento.

 

Conferência Estadual Espírita

O presidente da FEP, Adriano Lino Greca, reafirmou o compromisso de que o evento continuará gratuito para possibilitar a participação indistinta de todos.

Na sequência,  falou do troféu que a FEP recebeu do  Convention & Visitors Bureau, pela realização da Conferência, considerada um dos grandes eventos geradores de receita no cenário turístico da cidade.

As sugestões de temas para a XXII Conferência Estadual Espírita, oriundas dos CREs foram colocadas em votação, vencendo O homem, a Consciência e Deus.

Os palestrantes também foram votados e seus nomes serão divulgados assim que confirmarem suas participações.

Foto: Mary Ishiyama

Assine a versão impressa
Leia também