Jornal Mundo Espírita

Junho de 2019 Número 1619 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

Reunião do Conselho Federativo Estadual – CFE

fevereiro/2015

A última reunião do CFE, de 2014, ocorreu em 29 de novembro, no Recanto Lins de Vasconcellos. A pauta, entre assuntos administrativos e doutrinários, contemplou a aprovação da Agenda FEP/URE para o ano de 2015 e eleição do terço mais antigo do CFE, que ficou assim constituído:

Conselheiros efetivos:

Adriano Lino Greca

Ana Maria Boschiroli (eleita)

Alan Kardec Moreira

Cesar Luiz Kloss

Clayton Reis

Daniel Dallagnol

Danilo Arruda da Luz

João de Mattos Lima – Conselheiro Honorário

José Virgílio Góes (reeleito)

Laércio Furlan

Lannes Boljevac Csucsuly

Luiz Cláudio Assis Pereira (eleito)

Luiz Henrique da Silva

Luis Maurício Resende

Marcelo Domício Scaramella de Mello (eleito)
Maria Helena Marcon

Nélio Mauro Aguirre de Castro (reeleito)

Osvaldo Monteiro  (reeleito)

Reginaldo Silva de Araújo (reeleito)

Sóstenes Carvalho Cornélio

Telmo Flores dos Santos

Vânia Maria de Souza

Wandrey Mundin Ferreira (eleito)

 

Conselheiros Presidentes das UREs:

1ª – Lucilene Rodrigues (Matinhos)

2ª – Edson Luiz Wacholz (Ponta Grossa)

3ª –  Jorge Luiz Wiltenburg (São Mateus do Sul)

4ª – Dorival da Silva (Bandeirantes)

5ª – José Gonçalves de Rezende Neto (Cornélio Procópio)

6ª –  Hilda Rocha Carlesse (Apucarana)

7ª – Vitor Hugo Freitas de Almeida (Maringá)

8ª –  Álvaro Hideki Bomura (Paranavaí)

9ª –  Lair Carbonera (Umuarama)

10ª – Claudemir Desto (Cascavel)

11ª –  Edson Mundin Ferreira (Campo Mourão)

12ª – Cezar Coelho Folador (Guarapuava)

13ª – Lincoln Barros de Sousa (Foz do Iguaçu)

14ª –  Ivan Fernando Lima (Pato Branco)

15ª – Cassia Marília Alves da Silva Antoszczyszyn (União da Vitória)

16ª –  Marinei Ferreira de Rezende (Londrina)

17ª – Adorinan Balbino Siqueira (Palotina)

18ª – Márcio da Cruz Santos (Metropolitana Norte – Curitiba)

19ª – Marli de Souza Sokoloski (Metropolitana Leste – Curitiba)

20ª –  Otto Wandratsch (Metropolitana Oeste – Curitiba)

21ª – Ester Miranda Nunes (Telêmaco Borba).

 

Momento lúdico

O Projeto, iniciado em meados de 2012, foi idealizado para as crianças que acompanham os pais nas palestras públicas no Teatro da FEP, aos domingos.  Não substitui de maneira alguma a evangelização Infantil, se constituindo em  simples atividade de apoio, para crianças entre 4 a 12 anos.

Objetiva proporcionar atividades lúdicas, educativas e doutrinárias durante o horário das palestras; incentivar a leitura; propiciar um envolvimento entre as crianças e os livros, motivando a relação de maneira prazerosa e, finalmente, possibilitar aos adultos acompanhar as palestras sem interrupções e com maior tranquilidade.

O Projeto tem parceria com o Departamento de Infância e Juventude – DIJ/ FEP e apoio da Biblioteca Infantil da FEP.

Duzentas e vinte crianças participaram em 2014. Segundo uma das coordenadoras, o acesso é através de caminho imaginário muito lindo, mas difícil e complicado, pois é preciso atravessar uma ponte sobre rio caudaloso e  misterioso; túneis escuros, que são desbravados pela perícia de condutores altamente especializados [monitores]. Sobe-se cordilheiras até se avizinhar do majestoso e imponente castelo da imaginação [a Biblioteca Infantil na Sede Histórica].

Participam do Projeto os Centros Espíritas Abibe Isfer (coordenação de Vera Belo), Boa Vontade (coordenação de Cristiane Rochevetz), Missionários do Mestre (Cris Aguiar) e Sociedade Espírita Renovação (coordenação de Rosana Cattaneo e Ana Maria Boschiroli).

Em 2015, as explorações e investigações terão início a partir de 1º de março.

Rosana Cattaneo e Ana Maria Boschiroli.

 

Sede histórica da FEP

A Sede Histórica, na Alameda Cabral esquina com Rua Saldanha Marinho, na capital paranaense, que abriga a história viva da FEP, em documentos físicos e digitalizados, obras espíritas e obras espíritas raras, jornais e revistas do movimento espírita, fotos, quadros, CDs e DVDs, registrou a visitação, durante o ano de 2014, de quinhentas e cinquenta e sete pessoas.

Algumas se serviram da videoteca, a sós ou em grupos, outras de pesquisa em livros e documentos e quase duas centenas atraídas pela visitação ao prédio, com seu rico acervo de quadros e o hálito histórico de mais de um século ali conservado, de forma ímpar.

A Biblioteca Infantil, além de ser o cenário do Momento Lúdico, recebeu duas visitas especiais de crianças da Instituição Pequeno Cidadão e duas do Centro de Educação Infantil Bezerra de Menezes.

 

Biblioteca Espírita Virtual

O site http://www.bibliotecaespirita.com.br encerrou 2014 com cinquenta e três obras espíritas em francês, disponibilizadas ao público. A última a ser inserida foi Le livre des Esprits, segunda edição francesa, de 1860, constando como editor Didier et Cie., Libraires – Éditeurs, e Ledoyen, Libraire a ofertando para venda na Galerie d’ Orléans, 31, au Palais-Royal, em Paris.

Uma joia rara para consulta, leitura e estudo, bastando acessar o site, cadastrar-se rapidamente e navegar no mar de lembranças, rememorações do trabalho do genial Codificador da Doutrina Espírita.

O site recebe visitas do mundo inteiro e tem o registro de vinte e oito mil, oitocentos e quarenta e sete cadastrados. Demonstra, sempre mais, da validade da sua criação e manutenção.

 

Programa televisivo Vida e Valores

Raul Teixeira pode ser visto e ouvido, agora, no site www.feparana.com.brPrograma Vida e Valores. A FEP está disponibilizando os vídeos do Programa, iniciado em novembro de 2005, que estreou em 2 de julho de 2006 e teve encerradas as gravações em agosto de 2009.

Estão disponíveis cerca de duas dezenas de programas, entre eles: A mediunidade de todos nós, Amor e ódio, Dia dos mortos, Educação religiosa dos filhos, Espiritismo e espiritualismo, Humores no lar, O casamento, Os talentos que Deus nos deu, Valorize-se para crescer, Valorize seu dia.

Uma excelente oportunidade para se amenizar a saudade da voz do querido amigo e excelente orador.

Assine a versão impressa
Leia também