Jornal Mundo Espírita

Julho de 2019 Número 1620 Ano 87

Reunião da Comissão Regional Sul – CRS

junho/2016 - Por Jaqueline Ribeiro da Costa de Souza

Em abril, o Paraná foi agraciado com importante acontecimento: a reunião da Comissão Regional Sul, no Recanto Lins de Vasconcellos, de 15 a 17, com representantes das Federativas de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e da Federação Espírita Brasileira – FEB.

Na abertura, o presidente da FEP, Adriano Lino Greca, destacou a importância da Comissão para o movimento espírita, trazendo memórias da criação da CRS, exatamente há 30 anos, no mês de abril, em Curitiba.

Em homenagem à data, foi apresentado um vídeo, produzido pela FEP, que emocionou especialmente alguns dos presentes, considerando terem participado daquele evento.

Compuseram a mesa diretiva, pelas respectivas Federativas, Darlene Cavalcante (Mato Grosso do Sul), Alexandre da Silva Pereira (Rio de Janeiro), Júlia Nezu (São Paulo), Adriano Lino Greca (Paraná), Olenyr Teixeira (Santa Catarina), Gabriel Nogueira Salum (Rio Grande do Sul), Jorge Godinho Barreto Neri e Marta Antunes de Oliveira de Moura(Federação Espírita Brasileira), estreando, como Secretária da CRS, que conduziu com brilhantismo as atividades, Maria Elisabeth Barbieri.

Com extensa pauta de trabalho, que iniciou com assembleia geral e, após, nas setoriais, as horas da sexta à noite e sábado foram tomadas.

Além de trocar experiências, os integrantes da CRS tiveram a oportunidade de conhecer a Sede Histórica da FEP, por meio de Visita Guiada, especialmente preparada para esses convidados.

Depois, no Auditório, houve o descerramento do quadro com fotografia dos participantes da reunião inaugural da CRS, em 1986. A ocasião contou com saudoso discurso de José Virgílio Góes, secretário daquela reunião, que se reportou, emocionado, especialmente a companheiros de valor como Nestor Masotti e Altivo Ferreira, desencarnados.

O descerramento, ante intensos aplausos, se deu pelas mãos de Góes e João de Mattos Lima, membro honorário do Conselho Federativo Estadual, também presente em 1986.

Encerrando a noite de homenagens e emoções, o Setor de Artes da FEP reapresentou, no Teatro, o Recital Lá, Nossa Casa, com o Coral do Centro Espírita Ildefonso Correia, sob regência da maestrina Doriane Rossi.

O repertório foi de músicas brasileiras de Carlos Gomes, Dorival Caymmi, Andrey Cechelero a composições de Lennon, Paul McCartney, Enya, Sara Adams, Lowel Mason, com solos de Liane Guariente (Lá e The Lord is my sheperd), Luís Fernando Teixeira (Desatar), Marco Ishiyama (Entre o céu e o coração) e Paulo Camargo (Nearer my God to thee).
O público, ao final, pediu e foi atendido com a reprise de Lacrymosa, de Mozart, em performance impecável.

No encerramento, no domingo, Jorge Godinho Barreto Neri externou as suas preocupações quanto a algumas questões vigentes no Movimento Espírita e proferiu exortação a maior cautela, em manifestações pessoais, especialmente nas mídias sociais, hoje palco de tantas discussões, mal entendidos e informações errôneas.

A reunião em 2017 ficou agendada para o Estado do Rio de Janeiro, sendo anfitrião o Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro – CEERJ, no período de 5 a 7 de maio.

Fotos: Jackson Adriano Ferreira

Assine a versão impressa
Leia também