Jornal Mundo Espírita

Janeiro de 2022 Número 1650 Ano 89

Raul Teixeira recebe Medalha do Pacificador

dezembro/2020

O Comando Militar do Leste, Comando da 1ª Região Militar e da 1ª Divisão de Exército, com sede no Rio de Janeiro/RJ, no dia 28 de outubro, homenageou Raul Teixeira, pelas suas obras de educação e sociais prestadas ao longo de sua vida.

Pelas mãos do General José Eduardo Pereira, lhe foi entregue a Medalha do Pacificador, no Salão Nobre do Palácio Duque de Caxias. A honraria é conferida a militares e civis a partir de 1955, pelos assinalados serviços que tenham prestado ao Exército Brasileiro e à sociedade.

Seguindo os protocolos de segurança e as medidas preventivas do Ministério da Saúde, para o enfrentamento do novo coronavírus, a cerimônia ocorreu sem a presença de convidados.

Natural de Niterói/RJ, Raul Teixeira é licenciado em Física, Mestre e Doutor em Educação. Professor aposentado da Universidade Federal Fluminense, é um dos fundadores da Sociedade Espírita Fraternidade, em sua cidade natal.

A Instituição mantém uma obra de Assistência Social Espírita, denominada Remanso Fraterno, fundada em 20 de março de 1988, na região de Várzea das Moças, periferia de Niterói, atendendo a crianças e famílias socialmente carentes, apoiando-as no seu soerguimento material e espiritual.

Conferencista, até a ocorrência do seu AVC, em 2012, ofereceu seu verbo esclarecedor a quarenta e cinco países. Visitou o Paraná, por primeira vez, em 1974, trazendo sua palavra de orientação e lucidez e, durante 37 anos, de forma ininterrupta, ofereceu conferências, palestras, encontros, seminários e treinamentos, sob a ótica doutrinária espírita.

Tendo recebido cumprimentos de amigos, confrades e instituições espíritas, em seus agradecimentos, confidenciou:  Quando eu estava no Palácio Duque de Caxias, orei, pedindo a Jesus a humildade para que o nome da Doutrina Espírita fosse louvado com a minha presença na Festa Cívica. 

 

Assine a versão impressa
Leia também