Jornal Mundo Espírita

Dezembro de 2017 Número 1601 Ano 85

Qualificação do trabalhador espírita – fase 4

Qualidade da semeadura

junho/2016

Em tempos de necessária compreensão da tarefa Espírita, a Federação Espírita do Paraná realizou os ciclos de Qualificação do Trabalhador Espírita, em todas as áreas de atuação, enquadrando-se aí o Departamento de Infância e Juventude, que desenvolveu quatro módulos, no período de agosto de 2015 a abril de 2016.

Dos conteúdos, dois módulos tiveram destaque, segundo os participantes: o primeiro sobre os educadores (Pestalozzi, Piaget, Paulo Freire e Hippolyte Léon Denizard Rivail – Kardec) e suas metodologias de pesquisa e ensino para as diferentes faixas etárias e grupos sociais; o segundo com a abordagem sobre o Mestre Jesus, enquanto pedagogo de almas, com Seus exemplos e metodologia baseados no Amor.

Com essa bagagem de conhecimento, com o objetivo de qualificar evangelizadores e capacitar trabalhadores para que bem realizem a tarefa da evangelização, assim como seja possível atrair novos colaboradores para a área, a multiplicação dos conteúdos ficou a cargo desses participantes qualificados que, em suas UREs, realizarão Encontros, no período do segundo semestre de 2016 e o primeiro de 2017.

Certos de que a qualificação permanente deu seu primeiro passo e cientes de que a evangelização atende crianças e jovens cada vez mais questionadores, é necessário estarmos atentos, tendo em vista desenvolver atividades de qualidade, lembrando da afirmativa de Viana de Carvalho: Educar uma criança e um jovem à luz do Espiritismo é semear luz pelos caminhos do futuro.

Como o futuro é feito no presente, a orientação do Departamento é que o estudo seja prioridade, sem esquecer de exemplificar através da prática, como nos ensinou o próprio Mestre.

 

RECANTO LINS DE VASCONCELLOS, PALCO DA UNIFICAÇÃO INFANTOJUVENIL DA COMISSÃO REGIONAL SUL – CRS

Reencontro aguardado com muita expectativa e saudades! Foi com esse sentimento que a equipe DIJ/FEP recebeu, no Recanto Lins de Vasconcellos, os integrantes da Área da Infância e Juventude da CRS do CFN, nos dias 15 a 17 de abril.

A última vez que essa turma se encontrara fora há sete meses, durante a CONBRAJE SUL e, por isso, estavam animados, cheios de histórias para contar, materiais e ideias para compartilhar.

Por essa razão, os Coordenadores Nacionais Miriam Dusi (Coordenação da Área), Sandra Borba Pereira (Coordenação da Infância) e Cirne Araújo (Coordenação da Juventude) tiveram que administrar muito bem o tempo e os itens da longa pauta de trabalho:

  1. Documentos Orientadores da Infância e da Juventude: estratégias gerais de divulgação e implantação das ações;
  2. Proposta de Encontro Regional de Multiplicadores nas quatro regiões federativas, com foco no conhecimento dos documentos orientadores, nas concepções abordadas e na dinamização dos espaços de ação contemplados;
  3. Organização de Agenda Federativa da Área de Infância e Juventude (CONBRAJE, Encontros de formação);
  4. Espaços virtuais de divulgação e comunicação – redes sociais: organização e participação das representações estaduais;
  5. Discussão sobre as atribuições dos coordenadores regionais e escolha dos Coordenadores Regionais para a Infância e Juventude;
  6. Avaliação da CONBRAJE SUL – 2015;
  7. Proposta de Plano de Trabalho da Área de Infância e Juventude a partir de 2017, em consonância com o Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro e com os documentos orientadores da Infância e da Juventude, utilizando-se as reuniões das Comissões Regionais para a sua construção e consolidação.

Com os demais integrantes da CRS, participaram, ainda, da Visita Guiada, das festividades alusivas aos 30 anos de criação da CRS e apresentação do Coral, na Sede Histórica e Teatro da FEP, respectivamente.

No domingo, após as manifestações de todas as áreas e o emocionante encerramento, houve abraços apertados e votos de uma boa volta para casa, boa semeadura, cada qual na sua Seara e com o espírito de União e Unificação do trabalho, lembrando que pertencem todos à mesma equipe: DIJesus!

Assine a versão impressa
Leia também