Jornal Mundo Espírita

Julho de 2021 Número 1644 Ano 89
Acerca das palavras Envie para um amigo Imprimir

Pirogenia

março/2021

Também conhecida como combustão espontânea. Conforme o dicionário trata-se de um tipo de combustão que ocorre sem uma fonte calorífera externa e relaciona vários materiais que, em certas condições, apresentam o fenômeno.

Mas, desejamos nos referir ao fenômeno mediúnico de efeitos físicos. Allan Kardec em O livro dos médiuns, em sua segunda parte, nos capítulos 2, 4 e 5 estuda a mediunidade de efeitos físicos, reportando-se a arremesso e transporte de objetos, ruídos, barulhos, perturbações, movimento e suspensões.

Não detalha especificamente o fenômeno que, de igual forma às casas assombradas, por vezes perturba algumas pessoas.

Sem explicação aparente, incendeia-se o colchão, o armário, o teto, roupas no varal.

O fenômeno não é novo.

No Antigo Testamento encontramos exemplos dele. Quando o legislador hebreu Moisés cuidava do rebanho do sogro, no campo, foi surpreendido pela visão à distância de um grande clarão. Curioso, foi verificar do que se tratava. O clarão vinha de um pequeno arbusto que queimava, no monte Horeb: a sarça ardente.

Do meio das chamas, uma voz se faz ouvir. É o Espírito protetor da nação israelita, Jeová, que lhe recorda da missão de libertador do seu povo.1

No livro de Reis encontramos o profeta Elias desafiando os sacerdotes de Baal a invocar o seu deus a enviar fogo do céu para consumir o sacrifício no altar de pedras.

Não alcançando êxito depois de preces, cantos e danças, Elias prepara o seu altar dos sacrifícios, sobre as pedras, a lenha, rega tudo com água e ora ao Deus de Israel. A descrição bíblica é de que fogo caiu do céu e consumiu o holocausto, a lenha e as pedras, secando toda a água.2

Nesses fenômenos, registramos a ação dos Espíritos do bem que se servem do fenômeno mediúnico de efeitos físicos, a pirogenia, para chamar a atenção e atender o seu objetivo.

Em outros casos, são Espíritos brincalhões ou vingativos que, provocando tais efeitos, se divertem com o apuro pelo qual passam as suas vítimas.

Sempre existe um médium no local ou nas proximidades. É ele que fornece a energia, o fluido para que o Espírito, associando o seu próprio fluido, consiga realizar o que pretende. No caso, a combustão.

 

Referências:

  1. BÍBLIA, A. T. Êxodo. Português. O antigo testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. Rio de Janeiro: Imprensa Bíblica Brasileira, 1966. cap. 3, vers. 1 a 6.
  2. cit. I Reis. cap. 18, vers. 19 a 38.
Assine a versão impressa
Leia também