Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87

Pérolas da Série Evangélica Amélia Rodrigues

janeiro/2018 - Por Regina e Enrique Baldovino

Tivemos a honra de aceitar o convite de Divaldo Pereira Franco para realizar uma obra em comemoração aos 50 anos do primeiro livro mediúnico ditado pela Benfeitora Amélia Rodrigues, através do mediumato do próprio Divaldo: Primícias do Reino (LEAL, 1967), lançamento que aconteceu em 7 de setembro, no Cenáculo da Mansão do Caminho, em Salvador, Bahia, sob o título: Pérolas da Série Evangélica Amélia Rodrigues, em dois volumes, na condição de organizadores.

O cinquentenário do lançamento foi homenageado com selo comemorativo, estampado na capa dos dois volumes, com os seguintes dizeres: Série Amélia Rodrigues – 50 anos (1967-2017).

A partir de 1967 uma Série ou Coleção de livros de teor evangélico foi ditada por esse Espírito de escol, ao qual chamamos carinhosamente a Poetisa da Boa Nova, volumes referentes ao Evangelho do Cristo, sob a luz da Doutrina Espírita, que elencamos em ordem de lançamento e com as respectivas siglas de identificação, tal como se encontram nos dois volumes citados:

1) Primícias do Reino (1967) – PDR

2) Luz do Mundo (1971) – LDM

3) Quando voltar a Primavera (1977) – QVAP

4) Há flores no caminho (1982) – HFNC

5) Pelos caminhos de Jesus (1987) – PCDJ

6) Trigo de Deus (1993) – TDD

7) Dias venturosos (1997) – DV

8) …Até o fim dos tempos (2000) – AOFDT

9) A Mensagem do Amor Imortal (2008) – AMAI

10) Vivendo com Jesus (2012) – VCJ

Esses preciosos relatos evangélicos formam uma Série, que a partir de agora denominaremos Série Evangélica Amélia Rodrigues (ou, simplesmente, pela merecida sigla-verbo SEMEAR), composta, até novembro/2017, por essas dez comoventes obras, lançadas pela Editora LEAL – Livraria Espírita Alvorada (Salvador/BA).

Quase 2000 páginas de Luz

Esses dez volumes contêm, somados, quase duas mil páginas de luz. Servimo-nos das expressões do Espírito Amélia Rodrigues, em sua obra …Até o fim dos tempos (p. 11), quando fala da revelação invulgar dos Evangelhos (veja-se este verbete) e seus ensinos, a respeito das pérolas que colhemos na preciosa Coleção SEMEAR e que apresentamos para o grande público em forma de Coletânea ou Compilação:

Podem ser considerados PÉROLAS que adornam a cultura humana carente de amor e de respeito pela vida, emoldurando o campo das possibilidades a descortinar e conquistar pelo esforço de cada qual. (Destaque nosso)

Amélia Rodrigues também é autora espiritual de dois notáveis livros infantis: O Semeador (1981) e O Vencedor (1994), pela psicografia do prestigioso médium baiano. Também várias obras a ele ditadas por Espíritos Diversos contêm mensagens avulsas de Amélia Rodrigues, como Crestomatia da Imortalidade (1969), Depoimentos Vivos (1975), Sementes de Vida Eterna (1978), Sementeira da Fraternidade (1980), Roteiro de Libertação (1981), Sol de Esperança (1983), Terapêutica de Emergência (1983), Antologia Espiritual (1993), S.O.S. Família (1994), Sob a Proteção de Deus (1994), Compromissos de Amor (2014), entre outras.

Partes da Coletânea

As Pérolas da Série Evangélica se compõem de duas partes: a primeira, contendo uma biografia da emérita escritora baiana Amélia Rodrigues (26.5.1861 – 22.8.1926), nas suas inúmeras facetas de: mestra, literata polígrafa, tradutora, abolicionista, pesquisadora, humanista, conferencista, romancista, teatróloga, poetisa, educadora, articulista, pensadora, jornalista, estudiosa, ensaísta, dados precedidos por uma mini-biografia de Divaldo Franco, notável conferencista e médium baiano.

No Espírito Amélia Rodrigues destaca-se também a faceta de eminente historiadora, cujas fartas informações espirituais e históricas – muitas delas reveladoras – encontram-se nos seguintes capítulos e volumes: Respingos históricos e Posfácio (Primícias do Reino); Antelógio (Luz do Mundo); Proginasma histórico (Quando voltar a primavera); Autenticidade histórica do Evangelho (Há flores no caminho); Síntese histórica (Pelos caminhos de Jesus); Notícias históricas (Trigo de Deus); …Até o fim dos tempos (na obra homônima).

A segunda parte é composta pelas pérolas propriamente ditas, na qual há uma seleção de palavras e trechos-chaves, à guisa de dicionário, glossário ou vade-mécum cristão-espírita de 1.112 páginas, onde oferecemos aos leitores uma visão global da Série, direcionando-os no final do texto para as obras referenciadas, que ampliarão, sobremaneira, o tema apresentado resumidamente.

Além de pérolas eminentemente evangélicas, há preciosas gemas históricas, geográficas, literárias, filosóficas, morais, psicológicas, científicas, éticas, poéticas, religiosas, que permitem conhecer a fundo os costumes e hábitos da época de Jesus, analisando as diferentes situações e contextos vividos pelos personagens da Boa Nova, em relatos verdadeiros grafados pela delicada pena de quem foi consagrada escritora e que, quatro décadas depois, volta do Além, com maior sensibilidade ainda, para trazer-nos um elevado contributo de sabedoria, compartilhando conosco o brilho dessas joias, na sua generosidade espírita-cristã, colocando-nos no exato contexto de cada passagem evangélica e dando-nos, não raro, datas, locais, períodos, climas, novas e importantes informações que não podem passar despercebidas para o leitor atento, devido à sua grande relevância histórica e moral.

Alfarrábios do Mundo Espiritual

Dispondo dos originais evangélicos que se encontram nos alfarrábios do Mundo Espiritual e consultando igualmente fontes históricas da Espiritualidade Superior, o Espírito Amélia Rodrigues lega à posteridade essa notável contribuição na história do Evangelho primitivo, analisando incontáveis versículos do Novo Testamento (também do Velho Testamento), dando-lhes a exata dimensão e o real significado para os dias da atualidade, propondo um roteiro de luz para algumas passagens de difícil entendimento. Amélia é profunda conhecedora dos citados ambientes evangélicos e, ainda mais, partícipe de muitos dos fatos narrados, segundo o próprio Divaldo.

Temos a certeza de que aqueles que lerem essas páginas desejarão debruçar-se na mensagem completa do capítulo, consultando os livros originais, a fim de estudar e apreciar o belo texto inteiro, cujo contexto ofertamos para acuradas reflexões.

Objetivos da Compilação

Os objetivos dessa Compilação podem ser definidos da seguinte maneira: recolhermos e oferecermos ao leitor as Pérolas de Luz que se encontram, esparsas, nas obras da Série Evangélica Amélia RodriguesSEMEAR, precedendo essas gemas preciosas de uma biografia da erudita e sensível escritora, que tanto tem feito pela literatura brasileira e pela educação integral de várias gerações, dados poucos conhecidos ou esquecidos da poetisa, que homenageamos com a Coletânea.

Para tanto, selecionamos cuidadosamente, centenas de verbetes, a fim de aguçar a atenção para o seu conteúdo, composto por trechos, fragmentos e extratos de capítulos, estimulando o estudo aprofundado e a investigação de toda a valiosa Série, cujos conceitos e definições possuem informações muito interessantes e dados inéditos, nos quais destacam-se personagens conhecidos e outros não tão conhecidos dos tempos do Evangelho. Já escrevemos, oportunamente, a respeito da Série Evangélica Amélia Rodrigues, nas páginas deste Jornal.1

Como ilustração indicamos, por exemplo, a busca do nome SIMÃO, O FARISEU, cuja história é primeiramente narrada em Primícias do Reino (cap. 17: A rediviva de Magdala) e continuada em Vivendo com Jesus (cap. 13: Despertar tardio), com o desfecho inédito do fariseu na cruz, investigação que poderá ser ampliada na Coleção Original, ao constatar-se a naturalidade com a qual a escritora espiritual prossegue essa narrativa iniciada há 45 anos!

Amélia Rodrigues coloca essas informações e ensinos evangélicos no contexto geral em que aconteceram, conforme diz nas palavras introdutórias de Pelos caminhos de Jesus: Qualquer narrativa em torno da incomparável personalidade de Jesus ou da evocação dos Seus feitos insuperáveis, não pode prescindir de uma análise, perfunctória que seja, da terra onde Ele viveu e do povo que a habitava (Síntese histórica, p. 15).

Estes dizeres estão em total concordância com Allan Kardec, o insigne Codificador da Doutrina Espírita, quando registrou: Se se não tiver em conta o meio em que Jesus vivia, fica-se exposto a equívocos sobre o valor de certas expressões e de certos fatos, em consequência do hábito em que se está de assimilar os outros a si próprio.2

Com a presente compilação desejamos também homenagear os 160 anos de lançamento de Le Livre des Esprits (1857-2017), de Allan Kardec, obra fundamental da Doutrina Espírita, e os 90 anos do educador Divaldo Pereira Franco, nascido em 5 de maio de 1927.

O Colar de pérolas

A fim de facilitar a busca de cada uma dessas pérolas-ensinos, colocamos, por ordem alfabética, 1.050 palavras-chaves, em forma de entradas principais, indicando vocábulos histórico-geográficos citados na comovente Série, nomes próprios da época evangélica e do contexto anterior e posterior à vinda do Cristo, termos doutrinários, personagens e lições do Evangelho e de todos os tempos. Quando mais de uma Obra da Coleção SEMEAR se refira, desde outras angulações, ao mesmo conceito selecionado, incluímos essa nova definição logo abaixo (entradas complementares), em ordem numérica, para ampliar as entradas indicadas com letra destacada.

Foi, portanto, com este espírito de profunda gratidão, que organizamos essa compilação, na qual oferecemos um roteiro com mais de 4.600 entradas complementares, derivadas dos 1.050 conceitos-chaves, extraídas de todos os capítulos da portentosa Série Evangélica Amélia Rodrigues, composta por um total de 268 formosos capítulos (tendo, em média, 26 capítulos por livro, incluindo os Prólogos e as Pérolas históricas), para que o amigo leitor encontre mais rapidamente as inúmeras informações e revelações contidas nas obras citadas, cujo 1º livro lançado completou, em 2017, seu primeiro Cinquentenário3, ensinos espalhados como gemas luminíferas, a fim de serem detalhadamente apreciadas no seu brilho evangélico, refletido pelo sábio Espírito Amélia Rodrigues, que transforma cada capítulo em delicadas prosas e poesias, que relatam sobremaneira o legado imorredouro do Evangelho do Cristo, junto de notáveis descrições da época e do contexto em que viveu Jesus, Modelo e Guia da Humanidade.

Muito felizes nos sentiríamos se o conteúdo de uma das entradas deste vocabulário ou da vida e obra da Benfeitora inspirar a melhoria íntima de algum dos nossos irmãos em Cristo, que nos derem a honra da sua leitura, encontrando, assim, ressonância em suas almas. Com isto, já cumpriríamos o nosso desiderato.

Portanto, convidamos a todos a ler, reler, estudar e vivenciar o Colar de pérolas, a fim de desvendar o conjunto dessas verdadeiras joias, que formam, em nossa opinião, o Quinto Evangelho, escrito com a sensibilidade e a nobreza de um Espírito que soube captar sobremaneira a essência evangélico-doutrinária do venerando Espiritismo.

 

Bibliografia:

  1. BALDOVINO, Enrique Eliseo. Série evangélica Amélia Rodrigues. Mundo Espírita, Curitiba: FEP, ano 82, n. 1567, fev. 2015, p. 16-17.
  2. KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo. Rio de Janeiro: FEB, 2001. cap. XXIII, item 3. p. 335.
  3. BALDOVINO, Regina; BALDOVINO, Enrique. Série evangélica Amélia Rodrigues: 49 anos do seu histórico lançamento (artigo dividido em 3 partes). Presença Espirita, Salvador: LEAL, 2016, ano XLII, n. 312, jan./fev., p. 21-23 (Parte I); n. 313, mar./abr., p. 15-18 (Parte II, matéria de capa), e n. 314, maio/jun., p.16-18 (Parte III).
Assine a versão impressa
Leia também