Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87
Acerca das palavras Envie para um amigo Imprimir

Pentecostes

abril/2019

A palavra deriva do grego pentekoste, que significa quinquagésimo, uma referência ao quinquagésimo dia depois da Páscoa. Era uma festa alegre e de ação de graças, em que se dava graças a Deus pela colheita de trigo. Nesse dia, todo trabalho era proibido.

Nela se ofereciam as primícias do que fora semeado nos campos.1

No Antigo Testamento, é chamado de festa da colheita1, festa das primícias da colheita do trigo 2 ;  festa das semanas, porque era celebrado sete semanas depois da festa dos ázimos3.

Mais tarde, ao menos desde o século II d. C., deu-se a essa festa um sentido histórico, sendo considerado, pelos judeus, como o aniversário da transmissão da Lei a Moisés no Sinai. Eles calcularam4 que esse evento ocorreu no quinquagésimo dia depois do êxodo, tornando-se uma tradição.

No Novo Testamento, o Pentecostes é mencionado em três passagens diferentes. A primeira, depois da morte de Jesus5, se refere às línguas de fogo que desceram sobre a comunidade cristã, em Jerusalém, enchendo-os do Espírito Santo, e eles saíram a pregar, em diversos idiomas, sendo por todos entendidos.

Na oportunidade, Pedro recorda a profecia de Joel6  acerca do derramamento do Espírito Santo sobre toda a carne.

A segunda referência trata de quando o Apóstolo Paulo decide não se demorar na Ásia a fim de poder estar em Jerusalém até o dia do Pentecostes7. A terceira o mostra disposto a permanecer em Éfeso até o Pentecostes, devido a uma porta grande e eficaz que lhe tinha sido aberta8 .

 

Referências:

1.BÍBLIA, A. T. Êxodo. Português. O antigo testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. Campinas: Os Gideões Internacionais no Brasil, 1988. cap. 23, vers. 16.

2.Op. cit. cap. 34, vers. 22.

3.Op. cit. Deuteronômio. cap. 16, vers. 10.

4.Op. cit.  Êxodo. cap. 19, vers. 1.

5.BÍBLIA, N. T. Atos dos Apóstolos. Português. O novo testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. Campinas: Os Gideões Internacionais no Brasil, 1988. cap. 2, vers. 1 a 13.

6.BÍBLIA, A. T. Joel. Português. O antigo testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. Campinas: Os Gideões Internacionais no Brasil, 1988. cap. 2, vers. 28.

7.BÍBLIA, N. T. Atos dos Apóstolos. Português. O novo testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. Campinas: Os Gideões Internacionais no Brasil, 1988. cap. 20, vers. 16.

8.Op. cit. I Epístola aos Coríntios. cap. 16, vers. 8 e 9.

  1. BORN, A. Van Den. Dicionário Enciclopédico da Bíblia. Petrópolis: Vozes, 1985. Pentecostes.
Assine a versão impressa
Leia também