Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2020 Número 1634 Ano 88

O sucesso das Inter-Regionais Centro e Leste

novembro/2019

Foram duas bem próximas, considerando a Agenda de tantos compromissos que envolvem o Movimento Espírita Estadual.

Setembro, 14 e 15, a Inter-Regional Centro aconteceu em Guarapuava, nas instalações modernas e aconchegantes da Faculdade Guairacá.

Vinte e uma Casas Espíritas se fizeram representar na reunião da noite, com a Diretoria Executiva da FEP. Muitas indagações, depoimentos, esclarecimento de dúvidas.

No domingo, foram 220 participantes, que iniciaram a atividade ao som das apresentações musicais de Marco Antônio Silva, presidente da 12ª URE e Ana Karina Silva de Araújo, presidente da Sociedade Espírita Morada da Esperança, de Candói.

A mesa diretora contou com Adriano Lino Greca e Luiz Henrique da Silva, presidente e primeiro vice da FEP, os presidentes das UREs Marco Antônio Silva (12ª – Guarapuava), Inor Olivo (14ª – Pato Branco) e Élcio Volsnei Borges (15ª – União da Vitória), além de Anderson Marques, substituindo, na oportunidade, o secretário da Inter-Regional.

Segundo depoimentos, após esses dois dias de atividades, a Inter-Regional Centro e o Movimento Espírita Estadual fortaleceram-se pelas orientações, pela troca de experiências de seus trabalhadores, e, sobretudo, pela aproximação de todos os tarefeiros em busca da união de esforços para a Divulgação da Doutrina.

Nas palavras de um trabalhador, que participou pela primeira vez do evento, a Inter-Regional foi muito acima do que esperava, pôde sentir que as Casas Espíritas não estão sós ou isoladas, que há uma orientação próxima e segura, tanto das regionais como da federativa, permitindo a segurança na realização das diversas tarefas de responsabilidade de um Centro Espírita.

Balsa Nova, Recanto Lins de Vasconcellos foi o cenário da Inter-Regional Leste, em 5 e 6 de outubro. A experiência da realização no Recanto foi amplamente aprovada, considerando o êxito das atividades de ambos os dias.

No sábado, compareceram representantes de vinte e quatro Centros Espíritas. E, dada a especial data alusiva aos 70 anos do Pacto Áureo, assinado em 5 de outubro de 1949, a fala do presidente da FEP enfatizou detalhes, enaltecendo o papel dos envolvidos.

Depois, foi, como habitualmente tem ocorrido, a vez dos presidentes dos Centros Espíritas se pronunciarem.

O domingo, que surpreendeu com chuva constante e baixa temperatura, não arrefeceu o entusiasmo dos participantes. Ônibus, vans, carros particulares foram chegando com os trabalhadores das várias cidades, num total de 325.

Os presidentes das UREs compuseram a mesa, junto ao presidente da FEP, Adriano Lino Greca; Gibran Pereira Karini (1ª – Paranaguá); Vinicius de Andrade Vieira (2ª -Ponta Grossa); Antônio Carlos Kühl (3ª – Rio Negro); Mauricio Massoquette (21ª – Telêmaco Borba) e Edson Luiz Wachholz, secretário da Inter-Regional.

Em ambas as oportunidades, a Livraria Mundo Espírita esteve ativa, ofertando os livros comentados/indicados pelas áreas, as mais recentes publicações da FEP e de outras Editoras, ao lado de mídias diversas.

Assine a versão impressa
Leia também