Jornal Mundo Espírita

Abril de 2021 Número 1641 Ano 89

O despertar para o bom uso das mídias

março/2021 - Por Mary Ishiyama

A tentativa de se saber quantos quilômetros Jesus, os Apóstolos e Paulo de Tarso percorreram, no intuito de levar a Boa Nova, resultou infrutífera. Pensando nas suas tremendas dificuldades como as intempéries, o risco de assaltos, as agressões que tiveram que enfrentar, lembramos das nossas comodidades nessa tarefa.

Com muito ou pouco dinheiro, todos os trabalhadores da divulgação espírita realizamos nosso trabalho, de ônibus, carro ou avião, deixando a família na retaguarda, viagens de poucas horas até alguns dias, dentro e fora do país.

Quantas pessoas teremos alcançado em um ano ou dez?

Quando a pandemia chegou, cogitamos o que aconteceria com o Centro Espírita, com as pessoas que nele buscavam consolo, uma palavra esclarecedora, o alimento do corpo e da alma.

Fomos obrigados a nos redescobrir, a deixar de lado expressões como não posso, não sei mexer, não tenho idade para isso, com referência a computadores, WhatsApp, Facebook, Instagram e, é claro, YouTube.

Mas surgiram os grupos no Whats, Centros Espíritas criaram canais no YouTube.

Na FEP, desde julho de 2010 fora criado o canalFEP, mas somente em 2014, muito timidamente, começou a se fazer presente. Tínhamos 310 inscritos. Qual não foi a surpresa ao inserirmos o vídeo O espírita e a lucidez, do nosso querido Raul Teixeira: explodiu em visualizações e nos conquistou vinte novas inscrições.

Estimulados, começamos a playlist Vida e Valores, programa televisivo com Raul Teixeira. Não tardou para sermos parabenizados pelo YouTube pela conquista de mil inscritos.

Empreendemos a campanha por dez mil inscritos. E fomos descobrindo as maravilhas de uma bela palestra, com os depoimentos que nos chocaram, nos fizeram chorar, nos fizeram sorrir. As pessoas escrevem como se estivessem conversando com o palestrante.

Uma senhora escreveu: Está bem, Raul, vou levantar desta cama em que me encontro, vou abrir as janelas e deixar o sol entrar em minha casa e em minha alma. Obrigada.

Fomos descobrindo que podemos ir aonde nunca sonhamos, podemos alcançar pessoas que sequer imaginávamos: do Brasil a Portugal, Estados Unidos a Angola, Irlanda, Moçambique, Romênia, Áustria e Tanzânia.

Com palestras, lives, curtas, Momento Espírita Filme e Momento de Estórias, vamos atingindo todas as faixas etárias.

Somando as viagens de Jesus, dos Apóstolos, de Paulo e nossas não chegam nem perto do número de pessoas que hoje atendemos, sem deixar nossas famílias, sem sairmos de nossas casas.

Em 8 de fevereiro, recebemos a Placa de 100 mil inscritos. Uma conquista. Estamos nos preparando para a de 500 mil, não pela placa em si, mas por sabermos que, junto com ela, teremos milhares de histórias de vida e de superação.

Até 500 mil. Contamos com sua inscrição no www.youtube.com/canalfep

Foto: Vanessa Kosop

Assine a versão impressa
Leia também