
No esforço conjunto, a vitória de todos
agosto/2009Vigoroso exemplo de bom-senso nos deu o Cristo, ao compor o colégio apostólico. Detendo o poder absoluto e exercendo enorme fascínio sobre as multidões, poderia ter dispensado o concurso de seres falíveis na tarefa de expansão da Boa Nova, mas não o fez. Convocou auxiliares e organizou interesses, para preservar os imortais objetivos de sua passagem pelas intrafegáveis vielas do espírito humano.
O Movimento Espírita não pode destoar dessa linha de princípios. Ou se organiza em bases sólidas e lúcidas ou perecerá no marasmo das improvisações.
Viverá de topadas, submerso nos constrangimentos gerados por um crescimento desordenado, se aqueles que o integram não se valerem da bênção da razão que se sustenta, obrigatoriamente, na Codificação Kardequiana.
Precisamos organizá-lo, educando o espírita para a vitória de todos, a fim de que a bandeira alvinitente da nossa Doutrina possa tremular, sinalizando o caminho da redenção planetária.
Sem esforço organizado, tudo acaba onde começa a derrota dos ideais mais santos.
Os mecanismos refluem, obstando a passagem da Luz.
Nas atividades terrestres, as empresas que produzem e mantêm o progresso, que felicita a vida, investem fabulosas somas na estruturação de seus propósitos, na antevisão do lucro amoedado.
Embora o nosso lucro seja tão somente de ordem espiritual, não podemos prescindir dessa mesma logística, que nos solicita investimentos no campo da humildade consciente e do trabalho constante, da nossa reforma íntima e da confraternização legítima, a fim de que não crepite a fogueira mentirosa das vaidades, que tantos óbices criam ao avanço da Mensagem Consoladora.
Por isso, sempre é aconselhável que leiamos, tantas vezes quantas necessárias, a página “Obreiros do Senhor”, de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, capítulo XX.
Nela, o Espírito de Verdade, faz graves advertências aos que se encontram no Movimento em busca de poder e projeção, magoando seus semelhantes, esquecidos de que “Deus procede, neste momento, ao censo dos seus servidores fiéis e já marcou com o dedo aqueles cujo devotamento é apenas aparente”.
-
Artigos
Reclamar… Resolve?
O atento observador não terá qualquer dificuldade em constatar a gigantesca quantidade de reclamações,... -
Revivendo Ensino
Discurso do Sr. Allan Kardec
Senhoras e Senhores, todos vós, meus caros e bons irmãos em Espiritismo. Se há... -
Artigos
50 anos refletindo os irmãos do arco-íris
Quem são eles, mãezinha? São nossos amigos da luz… Estarão junto de você e... -
Notícias
Comenda Coqueijo Costa: 45 personalidades recebem homenagem do TRT5
Quarenta e cinco personalidades do meio político e jurídico nacional receberam, numa sexta-feira, dia...