
“MUNDO ESPÍRITA”: Número 1.500!
julho/2009Neste mês de julho de 2009, a Federação Espírita do Paraná edita o número 1.500 de “Mundo Espírita”, seu órgão noticioso, fundado em 1932, por Henrique Andrade, um dos mais destemidos e lúcidos trabalhadores da nossa seara nos tumultuados tempos das primeiras décadas do século XX.
São 77 anos de esforços contínuos na divulgação responsável dos postulados espíritas.
Acompanhou de perto a história recente de nosso País.
Viu o surgimento da República Nova, a era de Getúlio Vargas. Apreensivo, superou as extremas dificuldades socioeconômicas da Revolução Constitucionalista, iniciada por São Paulo, com o Manifesto do Partido Democrático, que levaria à eclosão dos conflitos armados em 9 de julho de 1932.
A Intentona Comunista e o Estado Novo, a exaltação dos ânimos e as cenas de violência, trouxeram novas preocupações.
Os anos imediatos trariam a jubilosa notícia da industrialização de nossa Pátria, que deixaria para trás a condição de meramente agrícola.
Registrou a imensa dor da sociedade humana, com o início da 2ª Grande Guerra Mundial, em 1º de setembro de 1939. Dores que foram aumentadas com o envio de tropas brasileiras, em 1942, para os violentos campos de batalha da Europa. Lamentou a perda de centenas de compatriotas.
O suicídio do presidente Getúlio Vargas, na data de 24 de agosto de 1954, traria outras perturbações, com levantes populares e mortes desnecessárias.
A renúncia de Jânio Quadros, em 1961, e a queda do seu substituto, o presidente João Goulart, acabaram gerando o movimento militar de março de 1964, com a ascensão do marechal Castelo Branco ao poder.
Com o retorno à democracia na década de 80, o País respirou aliviado com a pacificação de todos os corações.
“Mundo Espírita”, sempre com elegância doutrinária, beleza literária e fidelidade aos seus propósitos, em todas as ocasiões, buscou serenar emoções, levando otimismo e esperança em tempos novos.
Seus exemplares, circulando em toda a nação, produziram enorme simpatia pelo Espiritismo.
Foi por essa razão que criamos a coluna “Mundo Espírita há 75 Anos”, sob a coordenação de João de Mattos Lima, que, com mais de 90 anos de idade, ainda se emociona com os textos pinçados e republicados, que avivam nossas lembranças em torno desses grandiosos momentos.
“Recordar é viver”, diz-nos o adágio popular. Mas é também chamar a nossa responsabilidade para os testemunhos daqueles que nos antecederam, a fim de que hoje pudéssemos ter as atividades doutrinárias organizadas, a liberdade de culto, a expansão da Mensagem Consoladora, o Conselho Federativo Estadual, as Uniões Regionais, a Federação Espírita do Paraná, com 302 instituições adesas, entre tantos outros benefícios.
“Mundo Espírita” é uma conquista de todos, sob o pálio misericordioso de Jesus.
-
Notícias das URES
13ª URE
No dia 14 de julho, a Sociedade Espírita Amor e Perseverança – SEAP recepcionou... -
Notícias das URES
16ª URE
Com o título Esperança de uma Nova Era com Jesus realizou-se, de 29 de... -
Notícias das URES
15ª URE
A presidente da URE, Cássia Marília Alves da Silva Antoszczyszyn, recebeu no dia 9... -
Notícias
Jornada de Alírio Cerqueira Filho em Curitiba
Numa realização da União Regional Espírita – URE Metropolitana Norte, o orador espírita do...