Jornal Mundo Espírita

Abril de 2020 Número 1629 Ano 88

Muitos sotaques, um só ideal

setembro/2007

O Brasil é tão grande! Tantas caras, tantos sotaques, tantas diferentes culturas!

Mas algo em comum une todo este imenso Brasil. Sentimos como o Ideal Espírita é o mesmo de norte a sul do País, estendendo-se ainda por países vizinhos e além-mar.

No V Encontro Nacional de Dirigentes de DIJ, realizado em Brasília, nos dias 27 a 29 de julho, compartilhamos, líderes do Movimento Espírita – especificamente da área da Infância e Juventude -experiências, pensamentos, realizações. E aprendemos juntos o quanto podemos contribuir para um Mundo melhor, realizando um trabalho de qualidade na Evangelização Espírita Infanto-juvenil.

Com o tema “E agora, porque te deténs?” (Atos 22:16) o Departamento de Infância e Juventude da Federação Espírita Brasileira – FEB, oportunizou a 170 trabalhadores da evangelização – vindos de todos os Estados do País, e ainda a companheiros de Portugal, Argentina e Viena – momentos de muita reflexão a respeito da tarefa que se realiza junto às crianças e aos jovens. Sem contar os que não puderam comparecer pessoalmente, mas assistiram o evento, que foi transmitido ao vivo pela TV-CEI: companheiros de 19 países, além de quase 1.200 brasileiros.

Em 2002, durante o IV Encontro Nacional de Dirigentes de DIJ, foram traçadas 05 metas a serem alcançadas até 2007: Capacitação do Evangelizador, Dinamização da Campanha Permanente de Evangelização Infanto-Juvenil, Evangelização e Família, Currículo para Escola de Evangelização e Avaliação do trabalho da Evangelização.

Durante o V Encontro foi apresentado pelos Estados o resultado do realizado durante esses 5 anos. O Paraná atendeu as 5 metas, disponibilizando para o Estado: Seminários e treinamentos para evangelizadores e pais, o I Encontro Estadual de Evangelizadores, Encontros de Coordenadores de Juventudes Espíritas, Encontros de Juventudes Espíritas,  Currículo para Evangelização Infanto-Juvenil, a realização do Censo da Evangelização.

Agora, em 2007, foram traçadas novas metas, em conjunto, por todos os Estados brasileiros. O DIJ/FEP estará empenhado, juntamente como os DIJs das UREs, em atingir estes objetivos; para que possamos chegar em 2012, data em que deveremos apresentar o resultado destas novas metas, com a sensação do dever cumprido.

Foram vários os momentos de estudos, coordenados por diferentes companheiros que trabalham nos DIJ’s das Federativas.

Destacamos a palestra proferida por Sandra Borba Pereira, Presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Norte, com o título mesmo do Encontro. Sandra convidou todos a uma conscientização sobre a Evangelização: a importância da tarefa assumida, o compromisso, a continuidade, o trabalho em equipe. Relembrou ainda a transformação de Saulo de Tarso, em Paulo, o evangelizador escolhido por Jesus.

A mensagem realmente é de empenho no trabalho, tendo como norte, nas ações do DIJ: “Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.”! (Atos 9:6).

Assine a versão impressa
Leia também