Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87

Mozart-Espírito e a sonata inédita

junho/2007

Na página eletrônica da Federação Espírita Brasileira (FEB) é possível ouvir fragmentos de sonata inédita do grande gênio da música Wolfgang Amadeus Mozart, ditada por ele, quando já na Pátria Espiritual, ao médium Bryon D’Orgeval, na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, em 1859.

Essa preciosidade musical permaneceu esquecida, não havendo, desde o século XIX, qualquer notícia a seu respeito, além da referência feita por Allan Kardec na Revista Espírita de maio de 1859.

Em 2004, no entanto, o fragmento dessa sonata foi encontrado numa biblioteca de Londres, sendo encaminhado à FEB. Graças a um moderno programa de edição de partituras, o engenheiro Alexandro Zaghetto conseguiu recuperar a música, pois a partitura sofrera danos durante o chamado “Auto-de-fé” em Barcelona, em 1861, quando livros espíritas foram queimados por ordem da Igreja local.

A música pode ser ouvida no portal da FEP, www.febnet.org.br, bastando clicar no link com a imagem de Mozart, através do qual também é possível visualizar a capa original da partitura do fragmento da sonata.

Assine a versão impressa
Leia também