Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87

Movimento você e a paz – Tramandaí/RS

abril/2014 - Por Paulo Salerno.

O Movimento Você e a Paz, idealizado e divulgado pelo nobre espírita Divaldo Pereira Franco, no ano de 1998, passou a ser inserido, por lei, no calendário turístico de Tramandaí, Rio Grande do Sul.

O primeiro final de semana do mês de março foi reservado para a execução dessa formidável proposta, a construção da paz. Este ano, em sua segunda edição, o Movimento Você e a Paz foi realizado no dia 2 de março, no Centro Municipal de Cultura, local onde tradicionalmente é realizada, anualmente, a festa do peixe, atraindo inúmeros turistas para a Capital das Praias.

De cunho inter-religioso, participaram, com suas propostas de paz, representantes da Doutrina Espírita, da Maçonaria, da Umbanda e dos Cultos Afro-Brasileiros e do Instituto Francisco Lorenz.

Cada representante pautou sua mensagem na exaltação à construção da paz íntima, desenvolvendo a fraternidade, a religiosidade, a espiritualidade, o relacionamento interpessoal, a harmonia, a tolerância, o sentimento de humanidade, o cumprimento de deveres, o respeito, a liberdade, o cultivo de bons pensamentos, a ternura, a não-violência.

Esta segunda edição foi organizada e realizada pela União Intermunicipal Espírita-Osório, pela 10ª Região Federativa da Federação Espírita do Rio Grande do Sul- FERGS, pela Sociedade Espírita Fé, Amor e Caridade, com o apoio cultural da Prefeitura de Tramandaí.

Os expositores foram Paulo Salerno, representando Divaldo Pereira Franco; João Alessandro Muller, Presidente da 10ª Região/FERGS; Luiz Genaro Ladereche Fígoli, Mestre Maçom da Loja Palmares do Sul nº 213; Clovis Alberto Oliveira de Souza, Conselheiro Geral do Conselho Estadual da Umbanda e dos Cultos Afro-Brasileiros do Rio Grande do Sul; Fernando Lorenz, Presidente do Instituto Professor Francisco Valdomiro Lorenz; e Georgina Valente, Psicopedagoga, representando os espíritas do Rio Grande do Sul.

Foto de Jorge Moehlecke

Assine a versão impressa
Leia também