Jornal Mundo Espírita

Outubro de 2020 Número 1635 Ano 88

Movimento Você e a Paz em Amparo – São Paulo

setembro/2016 - Por Mariana Nunes

No domingo, 31 de julho, a cidade de Amparo, interior de São Paulo, foi contagiada por um clima de união e solidariedade. Nessa data, a cidade recebeu a 4ª Edição do Movimento Você e a Paz e reuniu cerca de doze mil pessoas em sua principal praça.  Durante todo o dia, as pessoas puderam celebrar a paz e se engajar na construção de um mundo melhor.

O Movimento Você e a Paz, atividade sem caráter religioso ou político, foi iniciado em 1998, por Divaldo Pereira Franco e tem como principal objetivo promover uma vivência pacífica entre as criaturas humanas, buscando levar os indivíduos a uma reflexão profunda quanto à necessidade de renovação dos sentimentos e mudança de comportamento, a fim de que seja superada a atual conjuntura de violência e agressividade.  Hoje, o movimento é promovido em 71 cidades do mundo, sendo 54 delas no Brasil.

O agradável domingo em Amparo iniciou com a Caminhada pela Paz e se estendeu ao longo do dia, reunindo as famílias em diversas atividades gratuitas, que garantiram a conscientização, o entretenimento e o envolvimento dos participantes: educação ambiental; orientações jurídicas; corte de cabelo; pintura e desenhos com as crianças; atendimentos voltados à qualidade de vida, entre outras.

A noite reservou momentos marcantes, como as mensagens de paz transmitidas pelos representantes religiosos: Bispo Dom Luiz Gonzaga Fechio; Pastor José Lima e o Médium e Orador Espírita Divaldo Pereira Franco. Cada qual, com sua mensagem fraterna e inspiradora, reforçou que é possível trilhar um caminho de respeito e fraternidade, independente da doutrina que se adote. A paz é o único caminho.

Dentre as atrações tradicionais e muito aguardadas nas edições de Amparo, destacam-se: a soltura de balões brancos e a chuva de pétalas, que envolveram os presentes em vibrações de esperança e amor.

A música Paz pela Paz, composição de Nando Cordel e considerada um hino do Movimento, foi cantada por Priscila Beira e Marcelo Archetti, acompanhados do Grupo Tom Maior.

Algumas instituições que se empenham no ideal da Paz foram homenageadas e receberam o troféu Você e a Paz.

No encerramento, a apresentação musical América – Jean William e Jazz Trio, com a participação especial de Fafá de Belém, envolveu a praça em um clima harmonioso.

A mensagem plantada no coração de todos que participaram do Movimento, certamente, renderá frutos de fé, fraternidade e paz.

Fotos: Sandra e Edgard Patrocínio

Assine a versão impressa
Leia também