Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87

Movimento Você e a Paz

fevereiro/2016

Em 11 de dezembro de 2015, foi iniciada a etapa Salvador/BA, do Movimento Você e a Paz, em sua 18ª edição, no estacionamento do Solar Boa Vista, Engenho Velho de Brotas, às 20h.

Idealizado por Divaldo Pereira Franco, o Movimento, ao longo dos seus dezessete anos, já foi divulgado pessoalmente para mais de cem mil pessoas, no Brasil e no Exterior. Levando-se em conta a divulgação pela mídia eletrônica, estima-se que tenha alcançado mais de um milhão de pessoas.

O Movimento Você e a Paz é ecumênico e apartidário, haja vista que a paz não é patrimônio de religiões, filosofias, governos ou de instituições políticas ou sociais, pois que a paz é uma conquista individual, alcançada pelo desenvolvimento de uma cultura pacificadora adotada por tantos quantos estejam voltados e devotados ao amor ao semelhante, ao próximo.

No entardecer do dia 13 de dezembro, o Dique do Tororó, bucólico recanto dos soteropolitanos, recebeu o Movimento Você e a Paz.

No palco estavam Emílio Salomão Pinto Resedá, Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia; André Luiz Peixinho, Presidente da Federação Espírita do Estado da Bahia e os oradores Ruth Brasil Mesquita, Marcel Mariano e Divaldo Pereira Franco.

João Araújo, do cerimonial, prestou homenagem póstuma a Nilson de Souza Pereira – Tio Nilson, como era carinhosamente tratado, lembrando as suas ações extremamente pacifistas e amorosas.

A etapa seguinte foi no dia 16 de dezembro, na Orla de Itapuã.

Iniciada às 19h, com uma rica apresentação musical pela dupla Cássia Aguiar e Cleber Wilson e pelo barítono Maurício Virgens, atraiu

Foram convidados ao palco, além dos oradores, Aderivaldo Modesto, representando os espíritas daquela região de Salvador; Jonas Pinheiro, representando as caravanas de São Paulo; Marcelo Netto, pelos espíritas do Exterior; Francisco Ferraz Batista pelas caravanas do Sul do Brasil e Demétrio Lisboa, Presidente do Centro Espírita Caminho da Redenção.

A culminância do Movimento foi no dia 19, na Praça Dois de Julho, no Campo Grande, que foi tomada por populares, desejosos de comemorar e reafirmar o desejo de contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de paz.

A data de 19 de dezembro é uma data cívica, reconhecida pela municipalidade.

Com um rico momento artístico por Júnior Silva, Maurício Virgens e Nando Cordel, a atividade contou com a participação do público, que cantou o Hino Nacional e outras músicas executadas pela Banda de músicos do Grupamento dos Fuzileiros Navais do Comando do 2º Distrito Naval, da Marinha do Brasil.

Na sequência, a Banda de músicos da Polícia Militar do Estado da Bahia se apresentou executando repertório popular.

Presentes a Secretária Estadual Olívia Santana, de Políticas para as Mulheres, representando o Governador Rui Costa, do Estado da Bahia; Célia Sacramento, Vice-Prefeita da cidade do Salvador; Dra. Nelly Berchtold, Presidente da União dos Centros Espíritas da Suíça; Sara Schlumpf, da União dos Centros de Estudos Espíritas da Suíça – UCESS; o casal Miguel e Dulce Bertolucci, do Canadá; Carlos Frederico de Almeida Borges, Diretor Administrativo e Financeiro da CONDER; Sônia Andrade, Isaías Vasconcelos e Neudson Pinha, da Secretaria Cidade Sustentável; Suely Cardas Schubert, espírita de Juiz de Fora/MG;  Maria Senhora Rodrigues, Chefe de Gabinete da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia; o casal Marcelo e Andrea Marshall  Netto, dos Estados Unidos da América e Eliane Dare, espírita da Suécia.

Instituído no ano 2000, pela Mansão do Caminho, o Troféu Você e a Paz homenageando importantes segmentos e pessoas que atuam em favor da paz foi ofertado, na categoria Personalidade Física que se doa a Cláudio Lacerda da Silva, pelo Projeto Banho Solidário e ao Dr. João Eudes Santana Neco, do Lar Irmã Lourdes; na categoria Instituição que realiza, para o Projeto Parque Social, representado por Maria do Rosário Vianna de Magalhães, Diretora-Presidente; para a Organização Mundial Não Governamental Médicos Sem Fronteiras, representada pelo Dr. Bruno da Costa Rocha; para a Orquestra Pró-Sinfônica Estudantil, representada pelo Prefeito de Camaçari/BA,  Ademar Delgado; ao Lar Pérola de Cristo, na pessoa de Rafael Raposo; e à Casa de Apoio do Hospital Aristides Maltez, representada por Pedro Cezar Archanjo dos Santos; na categoria Empresa que viabiliza, para ITS – Internet Technology Solutions, na pessoa de Mário Cesar Santos Souza.

Na categoria Especial, os homenageados foram o Pastor Djalma Torres, da Igreja Protestante de Antioquia; Hassan Robson de Meireles Nunes, do Centro Islâmico da Bahia e Comunidade Muçulmana; o Ministro Antônio Sérgio Araújo Cabral, da Igreja Messiânica Mundial do Brasil; Dra. Ruth Brasil Mesquita, psicóloga espírita, dedicada divulgadora da paz; e o Dr. Marcel Mariano, espírita, Assessor Jurídico do Desembargador Salomão Resedá, na Coordenadoria de Infância e Juventude.

Em todas as oportunidades, Divaldo Pereira Franco ergueu a sua voz em favor da paz, narrando histórias reais de grandes trabalhadores pela Paz e apresentando Jesus como o Modelo e Guia.

Paulo Salerno.
Fotos: Jorge Moehlecke.

Assine a versão impressa
Leia também