Jornal Mundo Espírita

Junho de 2019 Número 1619 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

Movimento Espírita do Paraná

CEFAS – Sociedade Espírita Francisco de Assis

abril/2007 - Por Rita A. Andrade

Em meados de 1980, trabalhadores da SEAE – Sociedade Espírita Aprendizes do Evangelho de Foz do Iguaçu, movidos pelo ideal de divulgar o Evangelho do Cristo à luz da Doutrina Espírita às populações mais socialmente carentes de Foz do Iguaçu, reuniam-se na residência do Senhor Antonio Apparecido de Mello, com vistas a planejar ações que possibilitassem a fundação de um novo núcleo espiritista.

Era o princípio do atual Centro Espírita Francisco de Assis. Logo depois, tais reuniões passaram a realizar-se na residência da Sra. Ana Martins Alves, na Avenida República Argentina, próximo ao local da sede atual.

Em 1982, conseguida a doação do terreno e um barracão de dois cômodos, iniciaram-se atividades de assistência à comunidade carente próxima. Foram trabalhadores da primeira hora Antônio Apparecido de Mello, sua esposa, Senhora Maria Aparecida e sua filha Regina Helena Feltran de Mello, além de Eurídes Francisco de Carvalho, Pedro Augusto Ângelo, Orlando Zago, Carlos Alberto Silva, entre outros.

Finalmente, em 10 de outubro de 1984, em Assembleia Geral, foi fundado o Centro Espírita Francisco de Assis – CEFAS e a primeira diretoria foi assim constituída:

Presidente – Ana Martins Alves

Vice-presidente –  Regina Helena Feltran de Mello

Primeira Secretária – Maria Aparecida Andreotti Dagostin

Segunda Secretária – Maria Margareth Alves

Diretor de Patrimônio – Rui Alves

Tesoureira – Ângela Maria Kruczwski

Departamento de Difusão Doutrinária e Orientação Mediúnica – Antonio Apparecido de Mello.

Para a ampliação da sede muitos esforços foram envidados. Negociações com empreiteira da Itaipu Binacional para aquisição, a preços módicos, de barracão, doações de materiais de construção, eventos promocionais, com vistas à angariação de fundos.

Desde as tarefas iniciais, os trabalhadores, orientados pela Codificação Kardequiana, procuraram fazer do Núcleo Espiritista um local de estudo, voltado ao aprimoramento integral do indivíduo, tarefa que vem tendo continuidade até hoje.

Em 1992, a denominação foi alterada para Sociedade Espírita Francisco de Assis e às atividades iniciais foram se somando a Evangelização infanto-juvenil, Estudo da Doutrina Espírita, Palestras Públicas, Reunião Mediúnica. As atividades de Assistência e Promoção Social dos assistidos pelo Centro Espírita contemplam Evangelização infantil, Curso de desenho para jovens, Grupo de Estudo da Doutrina Espírita e Exposição doutrinária para os adultos, Assistência a gestantes, distribuição de cestas básicas.

A Instituição, que se situa na abrangência territorial da 13ª União Regional Espírita, sediada em Foz do Iguaçu, na Rua Rio Grande do Sul, 413,  Vila Bom Jesus, naquela cidade, hoje se denomina Centro Espírita Francisco de Assis. Sua atual Presidente da Diretoria Executiva é  Rita A. Andrade.

 

13ª União Regional Espírita

 

A União Regional Espírita – URE 13ª. Região, ao ser idealizada, em 1965, deveria ter como sede a cidade de União da Vitória, atualmente Sub-Regional da 2ª URE.

Em 30 de setembro de 1988, foi instalada, como desmembramento da 10ª URE, sediada em Cascavel,  na cidade de Foz do Iguaçu, situada no Extremo Oeste do Paraná, na divisa do Brasil com o Paraguai e a Argentina.

Compreende os municípios de Foz do Iguaçu, Matelândia, Medianeira, Santa Helena, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha do Itaipu, com 8 Centros Espíritas filiados.

 

Foram seus Presidentes:

 

Pedro Augusto Angelo 1988 a 1990
Carlos Seris Giese 1990 a 1992
Regina H de Mello Baldovino 1992 a 1994
Carlos Seris Giese 1994 a 1998
Márcia Edith de Souza Pinto 1998 a  2000
Luiz Augusto Vieira de Azevedo 2000 a 2004
Sóstenes Carvalho Cornélio 2004 a 2006
Paulo Cezar de Melo 2006 a 2008, sempre com sede em Foz do Iguaçu.
Assine a versão impressa
Leia também