Jornal Mundo Espírita

Maio de 2019 Número 1618 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

Movimento Espírita do Paraná

Centro Espírita Francisco de Assis

maio/2009

O Centro Espírita “Francisco de Assis” foi fundado por um grupo de médiuns em 31 de outubro de 1959, sendo registrado em ata a primeira sessão mediúnica com participação de assistentes. Este grupo tinha como membros Arnaldo Rodrigues da Silva, presidente e dirigente dos trabalhos; Aurora Ramos, Albertina Vieira, casal José Lemos, Nilo Oliveira, Jose Resende, Jaime Parra e Clementino Castanheira.

As sessões tiveram registro em ata até 7 de março de 1960, sendo descritas todas as comunicações mediúnicas realizadas. Nestas atas sente-se a preocupação como o aprofundamento dos estudos doutrinários.

Em 04 de fevereiro de 1963 foi legalizado, tendo seu primeiro Estatuto publicado em Diário Oficial do Estado do Paraná em 12 de fevereiro de 1963. A partir dessa data, recebeu a denominação de Centro Espírita “Francisco de Assis”, filiado à Federação Espírita do Paraná. Tinha como presidente José Alves de Melo e Robertson Costa da Silva, como secretário.

Não temos informações do  período de 1963 a 1970, apenas uma ata para eleição de uma diretoria em 11 de outubro de 1970. Após essa data só se tem registro de uma nova diretoria em 06 de junho de 1984. Mencionada a sede do Centro Espírita “Francisco de Assis” sito à Rua Mal. Mascarenhas de Moraes – 727 – Centro – Novas Esperança PR.

Não se tem relatos de como surgiu, mas se sabe que em 1987 existiam dois centros espíritas em Nova Esperança. O Centro Espírita “Francisco de Assis e Centro Espírita “Discípulos de Jesus”, à Rua César Lates – s/nº.

Os frequentadores do Centro Espírita “Discípulos de Jesus” se reuniram com os do Centro Espírita “Francisco de Assis” em julho de 1987, para providenciar a regularização sócio-jurídica do “Discípulos de Jesus”. Na primeira eleição, foram eleitos presidente, Antonio Ilvan Tozin e Gertrudes Tomazini Tozin secretária.

Suas reuniões públicas passaram a se realizar as quartas-feiras, às 20h.

Em julho de 1989, foi realizada outra reunião entre os dois centros para avaliação da situação predial de ambos que se encontravam em péssimo estado de conservação. Foi sugerida, por um dos membros, a venda do terreno onde funcionava o “Discípulo de Jesus”. Sob a alegação de que a cidade não suportava dois centros espíritas, foi feita opção pelo “Discípulos de Jesus”, devido a sua localização. A proposta foi encaminhada a Federação Espírita do Paraná e, com a quantia obtida pela venda, foi feita a construção da atual sede do Centro Espírita “Francisco de Assis”.

Hoje o Centro Espírita “Francisco de Assis” continua no mesmo endereço, desde a sua fundação: Rua Marechal Mascarenhas de Moraes -727 – Centro – Nova Esperança.

Tem como atividade: Grupo de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, às segundas feiras, das 20h às 21 h.

Reuniões públicas às quintas-feiras, às 20h.

A atual diretoria está representada por Maria Rita de Lima Sousa – presidente.

 

Centro Espírita a Caminho do Progresso

O Centro Espírita A Caminho do Progresso foi .fundado em 17/02/1951, tendo sua sede desde a sua fundação na Rua Brasílio Bacelar Filho, 709 no Tinguí. Nestes 56 anos, a serem completados (completos) em fevereiro, podemos dizer que não foram poucas as dificuldades que a casa passou, mas graças ao trabalho de equipe, da consciência de união de todos e, principalmente da ajuda dos amigos espirituais, tem superado as dificuldades.

Originária da boa vontade de alguns trabalhadores do Centro Espírita Antonio de Pádua, que imbuídos dos melhores sentimentos em difundir a Doutrina dos Espíritos, construíram a casa de madeira  para poder ser utilizada para as palestras públicas, para o atendimento fraterno e assistência social com distribuição de cestas básicas às famílias carentes foi com o tempo sendo corroída pelo tempo e pelos cupins, grandes impulsionadores do progresso, a forçar os últimos dirigentes a buscarem uma alternativa para a situação.

Desta forma, depois de 50 anos e após muito trabalho, encontra-se em fase de acabamento a nova sede do A Caminho do Progresso, onde continuamos com as seguintes atividades:

Terças- feiras:

– às 20h, palestras públicas, passe e atendimento fraterno.

Sábados:

– às 14h30, palestra pública, passe e atendimento fraterno, juntamente com a evangelização infantil.

– às 15h45, inicia-se o estudo sistematizado da doutrina, com base nas apostilas da FEB, intercaladas com aulas especiais; com o intuito de incentivar a leitura e aprofundar o conhecimento iniciou-se também o estudo de Nosso Lar de André Luiz.

– às 16h, temos a juventude em união com a Sociedade Espírita Allan Kardec, de modo a integrar as duas casas, que se localizam na mesma rua e tiveram a mesma origem.

Por fim, a assistência social, voltada hoje ao trabalho com recém-nascidos, onde são distribuídos enxovais para os futuros bebês, tendo como meta, que no futuro, o trabalho com as famílias carentes deverá ser retomado.

Além de biblioteca com aproximadamente 500 títulos e livraria para divulgação da Doutrina.

A nova sede tem aproximadamente 240 metros quadrados de área construída, distribuídos em dois pavimentos: no superior, um amplo salão, com secretaria, sala de passes, biblioteca e livraria e na parte inferior, uma cozinha, banheiro e uma área para eventos que pode ser dividida em salas de estudos.

Convidamos a todos para fazer-nos uma visita.

A nova diretoria para o biênio 2007/2008 está a cargo de Edson Okimoto como presidente.

Assine a versão impressa
Leia também