Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2020 Número 1634 Ano 88
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

Movimento Espírita do Paraná

Centro Espírita Luz da Caridade

julho/2007 - Por Luiz Henrique da Silva

Chamava-se Templo de Estudos Espíritas Luz Invisível, quando foi fundado, no dia 15 de novembro de 1938, em Curitiba. À época estava na Presidência do Conselho Diretor, Antenor de Miranda Reis, tendo como 1º e 2º Secretários, Ângelo Rzair e Belmiro Merlin.

Tem sua sede na Rua Mato Grosso, número 145, esquina com a Avenida Guilherme Pugsley, no bairro do Portão,  local de intenso movimento, tanto pela localização em plena Via Rápida quanto pela proximidade de um Shopping.

Estabelecendo estatutariamente que, suas finalidades são o estudo e a prática do Espiritismo, no seu tríplice aspecto filosófico, científico e religioso, consoante os princípios codificados por Allan Kardec; a difusão da  Doutrina Espírita por todos os meios lícitos e compatíveis ao seu alcance e exercer atividades de natureza assistencial e de promoção humana à luz da Doutrina Espírita, tem intensa programação, em todos os dias da semana.

Considerado de Utilidade Pública pela Lei Estadual n.109/55, publicada no Diário Oficial do Estado do Paraná número 235, de 21 de dezembro de 1955,  ampliou suas atividades, criando, em março de 1969, a Assistência ao Recém- Nascido, constituindo-se sua Diretoria com Helena Francisca Chrast e Edviges Gaidus, Diretora e Vice, respectivamente, contando com as colaboradoras Lídia Lopes Almeida, Eliane Laiz Gaidus, Marize Helena Gaidus Capriotti. A atividade posteriormente teve alterado seu nome para Assistência a Gestantes Carentes.

Foi no ano de 1981 que, após uma reestruturação, o Centro Espírita teve modificada sua denominação para Centro Espírita Luz da Caridade.

Situando-se na área de abrangência da União Regional Espírita – URE Metropolitana Oeste, foi sede dessa URE, em várias gestões, quando Luiz Henrique da Silva, atual Presidente do Centro Espírita, acumulava, igualmente, a Presidência da URE.

Se o Centro Espírita Luz da Caridade tem atividades como Estudo da Doutrina Espírita, Evangelização Infantil Espírita, Reuniões de Juventude, Reuniões Mediúnicas e de Serviço Social Espírita, comuns às Casas Espíritas, tem, no entanto, uma tarefa que se destaca.

Analisando o grande número de pessoas que transita, nas imediações da Casa Espírita, deslocando-se para a sua atividade profissional, a Direção da Casa inaugurou, há pouco mais de um ano, uma reunião pública de Palestra e Passes nada menos que às 6:15 horas. Isso mesmo, da manhã. E, em Curitiba, habitualmente, de manhãs frias e nevoentas.

O público tem se feito presente, em crescendo constante, aderindo ao horário sui generis que permite que estudantes, profissionais, trabalhadores em geral participem da atividade, ouçam a palestra, recebam o passe, e depois, com tempo hábil, cheguem aos seus locais de estudo ou trabalho, pois que a reunião se encerra em torno de 7:15.

É a Casa Espírita, hoje tendo na Vice-Presidência Gladys Shyla, sempre  atenta às necessidades das criaturas, reconhecendo seu papel de Templo, Escola, Oficina, Hospital.

 

União Regional Espírita Metropolitana Oeste

Sede: Curitiba

Criada e instalada em 18.10.1986

 

Foram seus Presidentes:

Waldemar Reikdal Filho 1986 a 1988
Daniel Fraxino 1988 a  janeiro/1990
Hailton Luz janeiro/1990 a 1992
Luiz Henrique da Silva 1992 a 1998
Luiz Fernando R. Andrade 1998 a 2000
Márcio da Cruz Santos 2000 a 2004
Marcelo Garcia Kolling 2004 a 2006
Telmo Flores dos Santos 2006 a 2008

 

Assine a versão impressa
Leia também