Jornal Mundo Espírita

Maio de 2019 Número 1618 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

Movimento Espírita do Paraná

Pioneiros do Espiritismo em Foz do Iguaçu Capitão Cyríaco

maio/2007 - Por Enrique Eliseo Baldovino

João Cyríaco de Souza Filho, ou simplesmente Capitão Cyríaco – como até hoje é lembrado –, foi um dos abnegados pioneiros do Espiritismo, em Foz do Iguaçu. O Capitão Cyríaco chegou à Terra das Cataratas no ano de 1938 e não mais a deixou.

Nasceu em Mirascivas, cidadezinha que ficava na estrada de ferro que ía de Bragança a Belém do Pará, em 29 de novembro de 1915, e desencarnou no Paraná em 22 de março de 1998. Com 13 anos, entrou para a Marinha, onde ficaria até 1960. Durante os 46 anos em que serviu à Marinha, passou por todos os postos, desde aprendiz até chegar a Capitão.

Consorciou-se com Dona Nacir Kuster (atualmente com 80 anos), com quem teve quatro filhos.

Em julho de 1957, o Capitão Cyríaco colocou as bases para que, na região de Foz do Iguaçu, surgisse o primeiro Programa Radiofônico Espírita, intitulado: A Hora Espírita, nas ondas da Rádio Cultura AM 820 de Foz do Iguaçu, que entrou no ar pouco depois, em 2 de outubro, ano das comemorações do 1º Centenário da Doutrina Espírita.

O Programa Espírita continua até hoje, veiculado agora aos domingos, das 19h às 20h, e neste ano de 2007 estará cumprindo 50 anos de atividades ininterruptas.

A Sociedade Espírita Aprendizes do Evangelho (SEAE), da Vila «A», de Foz do Iguaçu, é atualmente a responsável pela direção desse Programa Radiofônico histórico, em nossa região. Desde os tempos do Capitão Cyríaco, o Programa de Rádio sempre contou com grande audiência do público da tríplice fronteira, através de cartas, telefonemas e visitas de pessoas de cidades como Ciudad del Este (antiga Puerto Stroesner), Caacupé (perto de Assunção) e Santa Rosa, no Paraguai, Puerto Iguazú e El Dorado, na Argentina, além de inúmeras cidades do Paraná.

No ano de 1984, João Cyríaco de Souza Filho recebeu, da Egrégia Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, o título de Cidadão Honorário de Foz, pelos relevantes serviços prestados à comunidade iguaçuense.

Para colher os dados biográficos acima, entrevistamos a filha do Capitão Cyríaco, Yvette de Souza Cyríaco, em sua própria casa.

Eis a nossa simples mas sincera homenagem ao saudoso pioneiro de Foz do Iguaçu, que junto de outros baluartes pioneiros da nossa região, construiu, com muitas lutas e ingentes sacrifícios, os alicerces do nosso Movimento Espírita Regional, que hoje usufruímos com tantas bênçãos, sob a dinâmica coordenação da Federação Espírita do Paraná.

 

Assine a versão impressa
Leia também